Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Laboratório de Pedagogia do Esporte da Unemat participa do Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte
EDUCAÇÃO FÍSICA
Laboratório de Pedagogia do Esporte da Unemat participa do Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte
11/06/2018 10:04:37
por Nataniel Zanferrari

Professores, pesquisadores e alunos de Iniciação Científica do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participaram do Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte (Conipe), realizado em Campinas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), entre quarta (6) e sexta-feira (8). O tema do evento foi ‘O esporte e seus atores’.

Participaram do evento os alunos de Iniciação Científica da Unemat, Jéssica Cristiani, Karine Bozoki e Luciano Santos. A professora da Unemat, Leilane Alves de Lima, foi contemplada com o prêmio de melhor trabalho científico, com o tema ‘Os contextos de desenvolvimento de atletas de excelência’.

Também participaram e apresentaram trabalhos em sessões científicas os colaboradores do Leape: Elson Oliveira e Mayara Tavares, mestrandos em Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); João Bressan, doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias na Universidade Estadual Paulista (Unesp); e Leilane Alves de Lima, mestranda em Educação Física na Unicamp). Já coordenador do Leape, professor Riller Reverdito, foi mediador do simpósio temático ‘Gestão do Esporte’ e conferencista na mesa ‘Esporte e seus personagens: Em perspectiva de crianças e jovens na escola e os programas sociais’.

O coordenador do Leape, doutor em Educação Física, destaca a importância do evento para a disseminação do conhecimento produzido na área e oportunidade para intercâmbio de profissionais e estudantes. “No espaço do congresso foi possível estar com pesquisadores, profissionais e estudantes que convivem com o esporte em diferentes cenários e inúmeros personagens, o que amplia a possibilidade de compreender o fenômeno e as demandas atuais da sociedade”, disse Riller. “O esporte é um dos fenômenos socioculturais mais importantes do século XXI. Assim, no âmbito da pesquisa e intervenção, nossa expectativa no Leape é ampliar as possibilidades para o acesso a uma prática esportiva de qualidade”, explica o professor.

Durante o evento também foram apresentados os livros ‘Innovaciones pedagógicas para el entrenamiento del portero en balonmano’, organizado por Antonio Antúnez Medina, e ‘Avances científicos para el aprendizaje y desarrollo del balonmano’, organizado por Javier García-Rubio, Sebastián Feu Molina e Sergio José Ibáñez Godoy. As obras são fruto da parceria entre as editoras da Unemat e da Universidade de Estremadura, na Espanha. São as duas primeiras obras da coleção ‘Educação Física e Esporte’ da Editora da Unemat, coordenada pelo professor Riller Reverdito e por Sergio José Ibáñez Godoy, da universidade espanhola.

Mais informações sobre as atividades do Leape podem ser acessadas clicando aqui e aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24526 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada