Mato Grosso, Ter�a-Feira, 16 de Abril de 2024     
Novo Portal
CNC Laser é apresentada na Semana de Computação da Unemat em Barra do Bugres
SEACOMP 2018
CNC Laser é apresentada na Semana de Computação da Unemat em Barra do Bugres
22/05/2018 15:55:17
por Ass. de Com. Coordenação de Ciência da Computação
Foto por: Arquivo CACC

Foi apresentada na 11ª Semana Acadêmica de Computação (Seacomp 2018), que acontece desde segunda-feira (21), na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no câmpus de Barra do Bugres uma máquina CNC Laser. Desenvolvida no curso de Ciência da Computação da Unemat de Barra do Bugres a máquina permite corte e gravação a laser. Os materiais e tecnologia empregados permitiram o desenvolvimento da máquina com um custo extremamente baixo, se comparado as opções de CNC atualmente disponíveis no mercado.

O Controle Numérico Computadorizado (CNC) consiste em um sistema que faz uso do microcomputador para controlar uma máquina automaticamente, sem a presença constante do operador humano.

O projeto da CNC Laser foi dirigido pelo estudante Jackson Durães Junior, sob orientação do professor Armando da Silva Filho, com colaboração dos professores Alexandre Berndt e Fernando Selleri. O projeto também recebeu apoio de outros estudantes do Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CACC), do Núcleo de Tecnologia Avançada (NTA) do Curso de Ciência da Computação, além do apoio de empresas locais de Barra do Bugres.

A CNC Laser está sendo utilizada na Seacomp 2018 para a confecção dos crachás dos participantes, das placas de agradecimento aos apoiadores e da premiação das maratonas de jogos e de programação que ocorrerão no evento. Os participantes podem ver a máquina trabalhar na confecção das peças. O Coordenador do Parque Tecnológico de Mato Grosso, Rogério Nunes dos Santos, que participou da abertura da Seacomp, foi um dos que conferiram a CNC em operação. Entre as áreas de aplicação da CNC Laser desenvolvida estão circuitos eletrônicos, placas de identificação, arquitetura, artesanato, artigos promocionais, entre outras.

Seacomp - É um evento de abrangência regional sobre Tecnologia da Informação (TI) e Computação, promovido pelo Centro Acadêmico de Ciência da Computação (CACC) e o Curso de Ciência da Computação, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Barra do Bugres, com participação de estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais da área.

A Seacomp 2018 ocorre de 21 a 25 de maio no auditório da Unemat, em Barra do Bugres, com a temática “Meetups”, que se refere a encontros nos quais as pessoas conversam facilitando o networking e a contribuição dos participantes para a construção do conhecimento. O evento conta com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unemat (NIT), Comunidade de Desenvolvedores de Mato Grosso (DevMT), Comunidade de Startups de Mato Grosso (StartupMT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT), Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Parque Tecnológico de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec/MT) e parceiros locais. Mais informações em http://caccunemat.com.br/seacomp.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24527 | Impressões: 138859
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada