Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza fórum simulado da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas
POLÍTICA INTERNACIONAL
Unemat realiza fórum simulado da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas
21/05/2018 11:15:06
por Nataniel Zanferrari
Atualmente, a disciplina conta com 60 alunos matriculados, representando 28 países
Atualmente, a disciplina conta com 60 alunos matriculados, representando 28 países

O curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Barra do Bugres está desenvolvendo, na disciplina de Política Internacional, uma atividade diferente: trata-se de um fórum online simulando a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Coordenada pelo professor Romyr Conde Garcia, a atividade já conta com participantes de outros cursos do Câmpus Universitário de Barra do Bugres, além de alunos da Unemat em Cáceres, alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e professor da Unemat em Tangará da Serra.

“Este curso pretende tirar os participantes do lugar comum dos cursos de Direito e apresentá-los ao universo da política internacional e da diplomacia”, explica Romyr. “Este curso dá a oportunidade de ampliar os horizontes do que está ocorrendo no mundo, as disputas comerciais, territoriais e ideológicas, e o que as nações estão fazendo para viver em equilíbrio”, afirma o professor.

Após a introdução teórica sobre política internacional, além de conceitos e práticas diplomática, o aluno terá que aplicar esse conhecimento em avaliações práticas, que são as plenárias presenciais e os fóruns de debate, e em avaliações por escrito.

As avaliações práticas procuram simular reuniões do Conselho de Segurança da ONU, além de outras organizações internacionais como o Mercado Comum do Sul (Mercosul), a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a União Europeia (EU). Para isso, os alunos devem formar grupos e representar os interesses do país que escolheram. “Este momento é chave no curso, pois, diante de um universo tão vastos de interesses e conhecimentos, privilegia o estudo de um determinado país e como este se situa diante do quadro geral da política internacional”, explica o professor.

A avaliação por escrito é individual e teórica, e também são realizadas quatro avaliações simuladas: duas online e duas presenciais. “Espero que possamos fazer um belo trabalho juntos e, ao encerrar este curso, desejo que o interesse pelo que ocorre no mundo das nações se amplie, bem como os horizontes profissionais que isso poderá oferecer”, afirma o professor.

Foi realizado, durante todo o mês de abril, um fórum simulando a Assembleia Geral da ONU, com as discussões girando em torno da expulsão de 23 diplomatas russos do Reino Unido, em retaliação contra o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal em solo britânico, mas logo a discussão evoluiu para debater o ataque realizado por Estados Unidos, França e Reino Unido contra a Síria.

Atualmente, a disciplina conta com 60 alunos matriculados, representando 28 países. “Caso o interesse e a procura pela disciplina aumente, permitirá que transformemos esta atividade em um projeto de extensão”, afirma Romyr.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24525 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada