Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza Semana de Enfermagem sobre metodologias ativas e educação em saúde
CÁCERES
Unemat realiza Semana de Enfermagem sobre metodologias ativas e educação em saúde
11/05/2018 13:02:39
por Nataniel Zanferrari

O curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está realizando a edição 2018 da Semana de Enfermagem, com o tema ‘Metodologias ativas e educação em saúde’. As atividades tiveram início na quarta-feira (9) e vão até sábado (12).

A programação do evento conta com oficinas, palestras e rodas de conversa sobre temas como Práticas Integrativas e Complementares (PICs); parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar; saúde, sociedade, interfaces e extensão universitária; uso da aprendizagem baseada em equipes com o aplicativo Plickesr; conhecimentos básicos no Excel para aplicação na epidemiologia; manejo clínico em aleitamento materno; disfunções orgânicas, atividade física e saúde; comunicação não-verbal; leishmaniose tegumento enquanto problema de saúde pública em Cáceres; atuação do enfermeiro com a hemodialisadora; e yoga para ansiosos, além da exposição de banners. Também está sendo realizada oficinas de formação de professores em metodologias ativas.

 “Passamos por uma reformulação de Projeto Pedagógico Curricular (PPC) optamos, ao longo de três anos de discussão com diversos professores sobre novas metodologias de ensino, em transformar um PPC tradicional em utilização de metodologias ativas”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Poliany Rodrigues, que também coordena o evento. “Nosso desafio agora é nos capacitar, entender, e fazer com que os alunos também entendam o que são metodologias ativas, melhorando nossa prática de ensino através disto. A ideia é que cada vez mais consigamos tornar nossos alunos mais críticos, ativos e independentes no próprio aprendizado, conseguindo com que trabalhemos”, afirma a coordenadora.

“A Semana de Enfermagem é importante pela socialização de conhecimento e também para a produção, visto que além das apresentações, temos os resumos das produções cientificas, estimulando que os alunos participem e compartilhem o conhecimento que produzimos, que um pouco deste conhecimento saia da sala de aula”, defende o aluno Rafael Teshima de Alencar, do 8º semestre de Enfermagem. “Os professores também trouxeram palestras que colaboram com o conhecimento, com o acréscimo de temáticas importantes para a área da saúde, para a formação de futuros profissionais na área da saúde, para que quando estejamos capacitados para quando sairmos da universidade e possamos melhorar a qualidade de saúde”, disse Rafael.

As atividades do período contam com apresentações culturais como forma de encerramento. Na noite de ontem (9), as atividades foram encerradas com os músicos Luis Filipe e Maria Luísa. Hoje (10), o evento cultural será com o grupo cacerense Macacos do Brejo, composto por alunos da Unemat.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada