Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Parceria com o Canal Futura permite projetos com comunidade acadêmica
UNIVERSIDADE PARCEIRA
Parceria com o Canal Futura permite projetos com comunidade acadêmica
19/04/2018 19:03:00
por Hemilia Maia
Foto por: Deivid Fontes

A primeira parceria entre o Canal Futura e uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Mato Grosso foi formalizada, nesta quarta-feira (18), com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no câmpus de Tangará da Serra. A partir do convênio “o céu é o limite”, provocou a diretora de Mobilização e Produção do Futura, Ana Paula Brandão.

O acordo, que permitirá projetos educativos e culturais com toda a Universidade, caminha e reage a partir das demandas da Instituição, seus alunos e professores. O gestor de relacionamento com as universidades parceiras do Canal Futura, Acácio Jacinto, frisou que o mais importante para o sucesso da parceria é o engajamento.

Os representantes do Futura apresentaram as inúmeras possibilidades de desenvolver atividades em conjunto, como a participação de representantes do Canal em fóruns, seminários e semanas acadêmicas da Unemat, de professores em entrevistas para o Canal Futura e de alunos de Jornalismo no Geração Futura.

Os acadêmicos de Jornalismo ficaram empolgados quando Acácio disse ser possível ter um deles na edição 2019 do Geração Futura. O projeto é uma iniciativa que oferece a estudantes das universidades parceiras a oportunidade de compreender melhor e experimentar na prática a forma de produção televisiva e educativa do Canal Futura.

A acadêmica Áquila Barbosa Barro do curso de Jornalismo disse que essa parceria trará novas experiências, formas de pensar novos temas e a possibilidade de mostrar a cultura de Mato Grosso. “O Estado e a Unemat precisavam disso”, concluiu. Aluizian da Silva, do 7º semestre de Ciências Biológicas já enumerava os projetos que poderá apresentar. “Essa parceria era o que estava faltando. Muito bom para a divulgação dos nossos trabalhos. Bom para aumentar a abrangência das ações que a Unemat desenvolve para a comunidade local,” disse o aluno.

A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, recordou que a aproximação entre a Universidade e o Canal Futura se deu através da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), citou a transição do curso de Jornalismo para o câmpus e as vantagens dessa ação. Entre elas, o estágio pedagógico.  

A coordenadora do curso de Jornalismo, Marli Barbosa, disse estar reconstruindo uma história que já tem 12 anos. “Estamos reestruturando o curso, migrando para uma nova casa, oportunizando repensar os processos de comunicação e hoje ainda celebramos uma nova etapa, a de poder emanar nossa produção para além de nossa casa”, comemorou.

“Pra nós do Futura é um privilégio participar dessa virada num momento que também estamos comemorando muitos resultados. Vamos organizar nossa parceria com a cara de vocês”, prometeu Ana Paula, ao citar que a Unemat é a 70º universidade parceira do Canal, do qual participam a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de Campinas (Unicamp).

O vice-reitor, Ariel Lopes, levou boas notícias aos alunos sobre a aquisição dos laboratórios como a licitação em andamento. O diretor Político-pedagógico e Financeiro (DPPF) do câmpus da Tangará, Anderson Fernandes de Miranda, disse acreditar na mudança da percepção da sociedade em relação à Unemat num curto espaço de tempo, a partir do trabalho que o curso de Jornalismo desenvolverá no município e do apoio de parcerias como essas.

Durante os dias 18 e 19, foi cumprida programação que envolveu reuniões de trabalho, evento com a participação da comunidade acadêmica e da sociedade e visitação às áreas de pesquisa e extensão do câmpus. Durante a cerimônia realizada no auditório da Unemat participaram da mesa de autoridades a reitora, o vice-reitor, o pró-reitor de Gestão Financeira, Alexandre Porto, o DPPF e Diretor de Unidade Regionalizada Administrativo, Tony Hirota Tanaka, a coordenadora do curso de Jornalismo, e os representantes do Canal Futura.

Em breve nova reunião de trabalho será agendada com as pró-reitorias de Ensino de Graduação (Proec), Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e Extensão e Cultura (Proec).

Canal Futura – É um canal educativo que nasceu há 20 anos para trabalhar a educação de múltiplas maneiras. Causas relevantes, pluralismo cultural e temáticas polêmicas que precisam ser mostradas, pensadas e discutidas tornam a programação do Futura interessante para os seus dois grandes públicos: educadores e jovens de até 40 anos. O Canal Futura trabalha o Jornalismo propositivo com a intenção de gerar discussões e reflexões.

Jornalismo/Unemat – O curso nasce em 2006, no câmpus de Alto Araguaia, com o propósito de atender as demandas e particularidades de Mato Grosso. Em 2017 começa a migrar para Tangará da Serra para melhor atender às demandas do Estado, que atualmente possui apenas cinco instituições de ensino que ofertam o curso.  

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada