Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
Novo Portal
Representantes acadêmicos reúnem-se com reitoria da Universidade
REPRESENTAÇÃO
Representantes acadêmicos reúnem-se com reitoria da Universidade
17/04/2018 12:21:55
por Danielle Tavares
Foto por: Danielle Tavares

Presidentes de Diretórios Acadêmicos (Da’s) dos cursos de Geografia, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, História, Letras, Direito e Matemática, além de Diretório Central dos Estudantes (DCE), de Cáceres, reuniram-se com a reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso para apresentar demandas do segmento acadêmico e conhecer os dados administrativos e orçamentários da instituição.

O encontro foi realizado nessa segunda-feira (16/04), na sede administrativa da Unemat. A reitoria apresentou aos novos representantes estudantis números de ensino, pesquisa, extensão, assim como orçamento universitário, orientações sobre pagamento de bolsistas, estagiários e investimentos para este ano.

A presidente do DCE Livre Paulo Freire, Viviane da Silva, reforçou que o movimento estudantil precisa ser cada vez mais bem informado.  “Os acadêmicos nos encaminham demandas e dúvidas. Um movimento estudantil só de ‘bater panelas’ não funciona na Universidade. É importante ter esse diálogo e repassar as informações corretas para os alunos. Queremos achar onde está o problema para poder buscar respostas mais imediatas”, avaliou.

A Instituição oferta diferentes modalidades de bolsas e auxílios para contribuir na permanência dos acadêmicos na Universidade. Em 2017, foram oferecidas mais 2.900 bolsas na graduação e pós-graduação, de estágio, iniciação científica, incentivo à docência, extensão, cultura, auxílio moradia, auxílio alimentação, mestrado, doutorado, somando mais de R$ 17 milhões em investimentos.

Para a reitora, Ana Di Renzo, o mais importante nesse tipo de conversa é instrumentalizar os estudantes com informações claras sobre a instituição para que, na hora que eles façam qualquer requerimento, estejam bem calçados do ponto de vista técnico. “Para a reunião que vamos ter com Governador, assim como em outras demandas, é importante que eles conheçam a real situação da Unemat. Assim, eles têm um movimento sustentado na informação e o argumento fica mais fortalecido”.

Em 2018, a Unemat completa 40 anos de fundação. Atualmente, desenvolve cursos em 43 municípios, por meio de 13 câmpus e 18 núcleos pedagógicos, em atendimento a mais de 23 mil acadêmicos. A Instituição oferece 60 cursos presenciais, 16 turmas fora de sede, 68 de ensino a distância, 16 parceladas e 2 licenciaturas interculturais indígenas.

Além dos citados, participaram da reunião o vice-reitor Ariel Lopes, e os pró-reitores de Assuntos Estudantis (Prae), Celso Fanaia; Ensino de Graduação (Proeg), Vera Maquêa; de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Rodrigo Bruno Zanin; Administração (Prad), Gustavo Bisinoto; Extensão e Cultura (Proec), Anderson Marques Amaral; Gestão Financeira (PGF), Alexandre Porto; e Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI), Francisco Lledo.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada