Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Cursos da Faculdade Indígena da Unemat servem de modelo para Federal do Pará
PEDAGOGIA INTERCULTURAL
Cursos da Faculdade Indígena da Unemat servem de modelo para Federal do Pará
15/03/2018 17:30:51
por Lygia Lima com informações da Faculdade Indígena

Os cursos de licenciatura oferecidos pela Faculdade Indígena Intercultural da Unemat, do câmpus de Barra do Bugres estão servindo de modelo e inspiração para a Universidade Federal do Pará, câmpus de Altamira, implantarem também o curso de Pedagogia Intercultural.

Nesta semana, no período de 12 a 14 de março, um grupo de professores do Pará composto por oito indígenas das etnias: Arara, Parakanã, Xipaya, Kuruaya, Xikrin e Kayapó, estiveram na Unemat em Barra do Bugres conhecendo sobre o funcionamento e a logística para a oferta dos cursos na instituição bem como para o desenvolvimento das atividades pedagógicas na universidade e também nas aldeias.

O grupo de professores que veio à Unemat foi liderado pelas professoras Tânia Cristina Bueno, que é executora do Plano Básico Ambiental da usina hidrelétrica de Belo Monte (Componente Indígena) e professora Ellen Regina Rocha, em parceria com a Secretaria de Educação de Altamira, representada pela professora Ervelys Silva Ramos e a Universidade Federal do Pará, câmpus de Altamira, representada pelo professor Nelivaldo Santana.

O objetivo do intercâmbio, segundo a professora Tânia Cristina, é a troca de experiência no âmbito da formação de professores. Já o professor Nelivaldo Santana explicou que o desejo do grupo foi conhecer a organização, funcionamento e os Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciaturas oferecido pela Faculdade Indígena Intercultural da Unemat com vistas a abertura de um curso de Pedagogia Intercultural na UFPA, câmpus de Altamira.  

            Os professores visitantes avaliaram como extremamente positivo o intercâmbio e destacaram, ainda, o pioneirismo da Unemat quanto ao trabalho desenvolvido na formação de professores indígenas do Estado de Mato Grosso e a referência  da instituição para a construção de novas propostas de Licenciaturas Interculturais em várias IES do país.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada