Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Autores da Unemat, UFMT e Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal publicam livro sobre biodiversidade da Amazônia e do Pantanal
INPP
Autores da Unemat, UFMT e Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal publicam livro sobre biodiversidade da Amazônia e do Pantanal
07/02/2018 19:32:11
por Nataniel Zanferrari

O Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) publicou o livro ‘Natural resources in wetlands: From Pantanal to Amazonia’ (do inglês, Recursos naturais em áreas úmidas: Do Pantanal à Amazônia), que reúne 12 artigos que discutem, em diferentes aspectos, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais nos biomas amazônico e pantaneiro. O livro é editado pelos pesquisadores Mario Augusto Jardim, do Museu Emílio Goeldi, e Marcos Antônio Soares, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

A consolidação do INPP foi fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a UFMT e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), além do Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-Bionorte), da qual a Unemat faz parte.

O Instituto uma das unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), tal como os Institutos Nacionais de Matemática Pura e Aplicada (Impa), de Pesquisas da Amazônia (Inpa), de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Tecnologia (INT) e do Semiárido (Insa).O Instituto funciona em parceria com redes de pesquisa, como a Rede Bionorte, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (Inau) e a Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Rede Pró-Centro-Oeste) e o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio).

“O INPP foi um marco histórico entre a Unemat, o Museu Emílio Goeldi e a UFMT, estabelecendo parcerias principalmente na formação de recursos humanos. Nessa publicação, destaco o estudo que trata dos avanços biotecnológicos no uso de plantas para combater micro-organismos que causam patologias ao homem”, ressalta Jardim.

A mais nova publicação do Instituto é formada por artigos que se propõem a analisar importantes aspectos socioambientais dessas duas regiões limítrofes, que possuem semelhanças em seus biomas. Entre os temas analisados, destacam-se: o manejo de tartarugas; a ação antimicrobiana e antioxidante de fungos; a propriedade inseticida do líquido extraído da castanha de caju; a biotecnologia ambiental aplicada à terra preta; e a composição vegetal de áreas da Amazônia e do Pantanal.

Dentre os autores da Unemat que participaram do livro estão Antonio Miguel Olivo Neto, Carolina Joana da Silva, Célia Regina Araújo Soares Lopes, Dennis Rodrigues da Silva, Joari Costa de Arruda, Nilo Leal Sander e Ricardo da Silva Ribeiro.

O livro pode ser acessado clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24525 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada