Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Periódico espanhol publica artigo de aluna de Educação Física da Unemat
CIÊNCIAS DO ESPORTE
Periódico espanhol publica artigo de aluna de Educação Física da Unemat
10/01/2018 17:39:00
por Nataniel Zanferrari
A aluna Jéssica Cristiani ao lado do orientador, Riller Reverdito
A aluna Jéssica Cristiani ao lado do orientador, Riller Reverdito

A aluna da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Jéssica Cristiani, teve artigo de sua autoria publicado no período científico E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte (do espanhol, E-Handebol.com: Revista de Ciências do Esporte). Jéssica é graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres.

O artigo foi publicado no idioma espanhol com o título ‘Clubs sócio-desportivos em um municipio brasileño: Espacio, equipos y contenidos’ (do espanhol, ‘Clubes socioesportivos em um município brasileiro: Espaço, equipamentos e conteúdos’) e é resultado do seu projeto de Iniciação Científica, com orientação do professor Riller Reverdito.

O estudo foi realizado nos clubes socioesportivos do município de Cáceres, com o objetivo de descrever os espaços, equipamentos e conteúdos da prática esportiva. O resultado apontou que a estrutura disponível está sendo pouco utilizada, considerando o potencial disponível para a prática esportiva no município. Também, no âmbito das Políticas de Esporte, a necessidade de um estudo de viabilidade para ampliar a participação dos clubes enquanto espaços para o acesso a prática esportiva.

O artigo tem a participação dos pesquisadores João Carlos Martins Bressan e Riller Reverdito, da Unemat; Larissa Rafaela Galatti, da Universidade de Campinas (Unicamp); e Benjamín Longarela Pérez, da Universidade da Corunha, na Espanha. O artigo teve apoio do Programa de Iniciação Científica (Probic) da Unemat e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

A aluna iniciou atividades de Iniciação Científica e participação no Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) já no primeiro semestre no curso de Educação Física, como voluntária. Atualmente, possui em seu currículo a participação em congressos nacionais e internacionais, além da colaboração em diversas atividades acadêmicas-profissionais.

“Destacamos o papel da Iniciação Científica na formação acadêmico-profissional, bem como a importância de compartilhar com a comunidade o seu produto”, explica o orientador de Jéssica e diretor do Leape, Riller Reverdito. “Também, a participação em grupos de pesquisa tem se mostrado um importante espaço formativo, permitindo explorar conteúdos, competências e habilidades que transcende ao ambiente de sala de aula. Assim, o artigo é consequência de um intenso e longo processo de formação, que exigiu dedicação e esforço”.

O artigo pode ser acessado clicando aqui.

Os projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte podem ser conhecidos clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24531 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada