Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Eleições para Comissão Local de Segurança no Trabalho da Unemat terão início em janeiro
SEGURANÇA
Eleições para Comissão Local de Segurança no Trabalho da Unemat terão início em janeiro
22/12/2017 10:00:00
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publicou a designação da comissão eleitoral responsável pelo processo eleitoral dos membros da Comissão Local de Segurança no Trabalho (CLST) para os câmpus e para a reitoria da instituição. Servidores docentes e profissionais técnicos administrativos efetivos podem candidatar-se para membros da CLST. A previsão é que a comissão eleitoral de cada câmpus divulgue o edital de eleição no mês de janeiro, dando início aos respectivos processos eleitorais.

De acordo com o Manual de Saúde e Segurança do Trabalho do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, é obrigatória a constituição da CLST por todos os órgãos públicos, sendo que na Unemat haverá uma Comissão Local para cada câmpus universitário e uma para a Sede Administrativa.

As comissões locais serão compostas por representantes titulares e suplentes eleitos pelos servidores. Nos câmpus de Colíder, Juara e Luciara não é obrigatória a constituição da CLST, sendo indicado um servidor para cumprir as obrigações previstas na legislação.

Anteriormente chamada de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a CLST possui como objetivo promover a segurança dos servidores no trabalho, com o propósito de atuar no conjunto de fatores que agem direta ou indiretamente sobre a sua saúde e segurança, assegurando a participação destes nas decisões que envolvam a garantia de boas condições individuais e coletivas de trabalho, sendo portanto, um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes e melhoria das condições dos ambientes de trabalho.

Dentre as atribuições da Comissão Local estão divulgar aos servidores informações relativas à saúde e segurança no trabalho, realizar inspeções nos ambientes de trabalho identificando situações de risco para a segurança e saúde dos servidores e elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução dos riscos encontrados, além da elaboração dos mapas de riscos dos ambientes de trabalho.

A CLST terá reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário preestabelecido, e serão realizadas durante o expediente normal. O mandato dos membros eleitos terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada