Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Nater/Unemat aprova criação de Centro Vocacional Tecnológico para estudar a Jurubeba
CVT-PANTANAL
Nater/Unemat aprova criação de Centro Vocacional Tecnológico para estudar a Jurubeba
07/12/2017 16:50:25
por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

Com a aprovação do projeto "Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal Moto-grossense (CVT-Pantanal), proposto pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Brasil passa a ter 14 CVTs vinculados a universidades e a institutos federais. A Jurubeba (Solanum Paniculatum L) é o objeto principal de estudo do mais novo Centro Vocacional dentre outras plantas com vistas a inovação tecnológica e ao desenvolvimento da região de Cáceres.

De acordo com o professor Samuel Laudelino Silva, químico e doutor em Zootecnia, e que recentemente apresentou na Universidade Roma Trè, na Itália trabalho sobre a criação de cadeia produtiva de jurubeba "a planta pode ser utilizada tanto para fins alimentícios quanto para fins medicinais, sendo uma das 71 espécies vegetais na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde, o Renisus", explicou Laudelino.

O projeto CVT-Pantanal é do Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Nater/Unemat) o qual faz parte da rede Centro-Oeste e a rede Nacional de Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA's).

Os CVTs são centros de referência para o desenvolvimento rural sustentável fundamentado nos princípios, conhecimentos e práticas da agroecologia, da produção orgânica e de base agroecológica, por meio de ações que integrem atividades de ensino, pesquisa e extensão e que proponham o fortalecimento dos arranjos produtivos locais, dentre outras recomendações.

O professor Laudelino, coordenador do Nater/Unemat, contou que serão repassados ao CVT-Pantanal mais de R$ 250 mil para a implantação e desenvolvimento das atividades num período de até 30 meses. "O CVT-Pantanal depois de institucionalizado será espaço contínuo de empoderamento político e de desenvolvimento tecnológico em Agroecologia", completou o coordenador.

A criação do CVT-Pantanal foi aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na chamada 021/2016 de apoio à implantação e manutenção de NEA e CVT em Agroecologia. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24526 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada