Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
PPGLetras participa de Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO
PPGLetras participa de Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa
23/11/2017 10:20:41
por Assessoria câmpus Sinop

Professores e mestrandos do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras), da Unemat, câmpus Sinop, aprovaram  trabalhos e foram selecionados para apresentar pesquisas no VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (Simelp). O evento - realizado na cidade de Santarém, em Portugal – serviu como espaço de debates em áreas como linguística, literatura, cultura, tradução e educação.

Segundo a vice-coordenadora do PPGLetras, Neusa Inês Philippsen,  a participação no Simpósio foi importante para a socialização de resultados de pesquisas desenvolvidas no contexto amazônico. “A produção científica deve ser disseminada e difundida não apenas em publicações de periódicos, obras e meios eletrônicos, mas também em eventos. Nossos congressistas, além de divulgarem suas pesquisas, levaram ao conhecimento das instituições de todo o mundo presentes o nome da Unemat, do Programa e do trabalho que desenvolvemos neste espaço territorial”, destacou.

Entre os mestrandos da Unemat que apresentaram seus trabalhos em Portugal está o jornalista Leandro Nascimento. Suas pesquisas são realizadas na linha de Estudos Linguísticos. “Pudemos saber da realidade de outras instituições de ensino, em países diferentes, e mostrar a riqueza do nosso contexto, das pesquisas realizadas na Unemat. A interação gerou interessantes reflexões e o evento fortaleceu a importância das pesquisas sobre a língua portuguesa”, observou.

Reunindo representantes de todos os continentes, o Simelp acontece desde 2008, e já teve edições realizadas no Brasil, em Portugal, na China e na Itália. A pesquisadora e professora do PPGLetras, Tânia Pitombo de Oliveira, representou a Unemat em mais de uma edição do Simelp e ressalta a relevância de divulgar os trabalhos. “Estamos em uma região vista como periférica e nossas pesquisas são reconhecidas pelo aprofundamento, pela valorização do nosso contexto. Além disso, temos contato com pesquisadores de diferentes países o que nos enriquece culturalmente e reflete no trabalho em sala de aula”. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24525 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada