Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza Ciclo de Estudos de Biologia e Workshop para Ensino de Ciências
TANGARÁ DA SERRA
Unemat realiza Ciclo de Estudos de Biologia e Workshop para Ensino de Ciências
22/11/2017 14:55:27
por Nataniel Zanferrari

O curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Tangará da Serra realizará entre 11 e 15 de dezembro a 4ª edição do Ciclo de Estudos de Biologia de Tangará da Serra (Biota) e a primeira edição do Workshop de Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia (Wiecbio). As inscrições com submissão de trabalhos pode ser realizada até segunda-feira (27). As inscrições sem envio de trabalhos podem ser feitas até dia 4 de dezembro.

A data final para a primeira etapa de avaliação de trabalhos é no dia 1º de dezembro, com a data final para o reenvio de trabalho modificado sendo no dia 3, e a segunda etapa de avaliação de trabalho modificado, com a versão final, no dia 5. O gradeamento das apresentações será divulgado até dia 8 pelo Sistema de Inscrições para Eventos e Cursos (Siec) da Unemat.

Durante os dois eventos serão ofertados diversos cursos e oficinas, como ‘Blocos de resina para aulas de Ciências’, ‘Confecção de peças didáticas de silicone’, ‘Dinâmica do carbono orgânico em rios do Pantanal: Conceitos e técnicas de análise’, ‘Doenças transmitidas por carrapatos’, ‘Ensinando Ciência e Biologia com aplicativos de celulares e smartphones’, ‘Entomologia terrestre e aquática: Uso como ferramentas para estudos ambientais’, ‘Filogeografia: Teoria e prática’, ‘Ilustração científica por computador’, ‘Jogos didáticos como estratégia de ensino para Ciências e Biologia’, ‘Modelos e maquetes para o ensino de Astronomia’, ‘O dinheiro que cresce em árvores: Estimando o estoque de carbono na biomassa viva para potencializar o mercado de carbono’ e ‘Redação científica’.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas na página do Núcleo de Educação em Ciências Tabebuia Aurea (Nectar) no Facebook, que pode ser acessado clicando aqui.

 

Biota

O Ciclo de Estudos de Biologia de Tangará da Serra é um evento científico considerado estratégico pelo curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do Câmpus Universitário de Tangará da Serra. Organizado pelo Núcleo de Estudos em Ciências Tabebuia aurea (Nectar), o evento visa divulgar os estudos na área de Ciências Biológicas, ensino de Ciências e áreas afins, tais como Ciências Agrárias e Ciências da Saúde, proporcionando interação científica entre estudantes, pesquisadores, professores da educação superior e básica, visando o crescimento acadêmico e intelectual dos estudantes de Biologia e demais profissionais.

O evento será composto de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e workshops, além da apresentação de trabalhos científicos no formato de resumos simples e expandidos, e também de concurso fotográfico, contemplando diversas áreas das Ciências Biológicas e áreas afins.

 

Wiecbio

Juntamente com o Biota acontecerá a primeira edição do Workshop de Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia, que surge da necessidade de se conhecer e utilizar novas ferramentas para o ensino de Ciências e Biologia, e também para proporcionar a interação com alunos e professores de instituições de Ensino Básico e Superior de Tangará da Serra e região. “Considerando a atual reforma do Ensino Médio, fica claro que os profissionais da educação dependem de mudanças de atitude e organização baseados em novas práticas educacionais”, explica o professor Diones Krinski, um dos organizadores do evento. “Sabe-se que, diante de tal reforma do Ensino, a educação brasileira precisará contar com programas institucionais de formação permanente, de competência direta das escolas e universidades, e a eficácia dessa formação dependerá essencialmente da atitude dos professores, de compreender como alguém que, por profissão, precisa estar em contínua formação”, afirma Diones.

Com isso, novas estratégias de ensino se destacam devido à importância para o desenvolvimento nas áreas de Ciências e Biologia, pois as oficinas deste evento acontecerão através da produção de conhecimentos associados à iniciação científica para alunos interessados em seguir uma carreira na área de licenciatura, e também para a formação continuada de professores já atuantes em escolas da região.

Já o desenvolvimento tecnológico acontecerá à medida que o evento visa apresentar novas abordagens, metodologias e técnicas que poderão ser debatidas e utilizadas pelos participantes após o evento, gerando materiais que poderão ser utilizados posteriormente por eles e por outros educadores interessados.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada