Mato Grosso, Ter�a-Feira, 16 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat dá início ao 6º Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-Grossense
CÁCERES
Unemat dá início ao 6º Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-Grossense
19/10/2017 10:12:13
por Nataniel Zanferrari

O curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) deu início à 6ª edição do Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-Grossense (Sefipa), na noite de ontem (18), às 19:30, no Auditório Edival dos Reis, em Cáceres. Com o tema ‘Os impactos da Base Nacional Comum Curricular: Um debate necessário’, o evento se estende até sábado (21).

A conferência de abertura ‘A Base Nacional Comum Curricular: Nexos e relações com o projeto capitalista de escolarização da classe trabalhadora no Brasil’ foi ministrada pelo professor Hugo Leonardo Fonseca da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG). A mediação foi da professora Luciene Neves Santos, da Unemat. A tarde de ontem também contou com oficinas pedagógicas, coordenadas pela professora Adriana Nolibos Baccin e pela profissional técnica Aline Pereira Dutton.

O Sefipa tem sido organizado desde 2011, caracterizado como um fórum de discussões e intercâmbios entre profissionais da educação, educação física e áreas afins.

 

Quinta-feira

Hoje (19) pela manhã, no Auditório Edival dos Reis, ocorre a mesa-redonda ‘A Base Nacional Comum Curricular, a Educação e a Educação Física: Realidade, contradições e possibilidades’, com a professora Anegleyce Teodoro Rodrigues, da UFG, e Maritza Castrillon Maldonado, da Unemat. A mediação é do professor Rodrigo Alves Bandeira, da Unemat. Nesta manhã também ocorre a exposição de banners digitais e, no período da tarde, mais oficinas pedagógicas.

À noite, após apresentação cultural, haverá a mesa-redonda ‘As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em Educação Física: Os rumos da formação de professores’, com os professores Fernando José de Paula Cunha, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Marta Genú Soares, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A mediação é do professor Jonathan Stroher, da Unemat.

Logo após, ocorrerá outra mesa-redonda, com o tema ‘A formação de professores em Educação Física frente à BNCC e as DCNs: Disputa de projetos de formação’. Participam os professores Angela Celeste Barreto de Azevedo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Celi Nelza Zülke Taffarel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A professora Bruna Marcelo Freitas, da Unemat, fará a mediação.

 

Sexta-feira

Amanhã (20), as atividades do período vespertino serão marcadas pela sessão de comunicações orais e relatos de experiências, coordenada pelos professores unematinos Luana Elky Brito e Robson Alex Ferreira.

À noite, haverá a última mesa-redonda, tendo como tema a Base Nacional Comum Curricular e a Escola Ciclada no Centro-Oeste. Os participantes serão os professores Jorcelina Elizabeth Fernandes, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Sérgio de Almeida Moura, da UFG. O professor Fábio da Penha Coelho, da Unemat, será o mediador.

 

Sábado

No sábado (21) pela manhã ocorrerá o debate de encerramento, ‘A BNCC e as DCNs: Uma discussão para além do currículo de formação’. Os debatedores serão a professora Celi Nelza Zülke Taffarel, da UFBA, e o professor Lino Castellani Filho, da Universidade de Brasília (UnB). A professora Leni Hack será a mediadora.

 

Oficinas pedagógicas

Ao todo, o Seminário oferece oito oficinas pedagógicas aos seus participantes:

- Atividades circenses e malabares, com o professor Adrielson Clóvis de Oliveira Assunção;

- Xadrez na escola, com o professor Cleiton Marino Santana;

- Sexualidade e gênero nas aulas de Educação Física, com o professor Luciene Neves Santos e Dominique Stefany Gomes dos Santos;

- Danças tradicionais, com o Grupo Tradição;

- #PéNaFitaNoSefipa, com os professores Adrielson Clóvis de Oliveira Assunção e Rodrigo Alves Bandeira

- Inclusão escolar, com a professora Fernanda Heloísa de Mello

- Oficina de lutas, com Juliano Rodrigues Guilherme e Monique Fernanda Garcia Miranda

- Teoria e Prática de musculação, com o professor Mayksi Jhonis Miranda de Castro

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24523 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada