Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat recebe linguista Paul Henry no 2º Colóquio Internacional
PRESENÇA ILUSTRE
Unemat recebe linguista Paul Henry no 2º Colóquio Internacional
19/10/2017 09:36:09
por Lygia Lima
Foto por: Lygia Lima - Assessoria Unemat

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e demais interessados podem conferir até o próximo sábado (21) o II Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos organizado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso).

Esse colóquio internacional conta com a presença do ilustre linguista e filósofo Paul Henry, que é pesquisador do Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS, Paris/França) e autor do livro “A Ferramenta Imperfeita: língua, sujeito e discurso”. O professor Henry é um dos pesquisadores fundamentais para o estabelecimento da Análise de Discurso na França, em trabalhos realizados colaborativamente com Michel Pêcheux.

A abertura oficial do Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos aconteceu nesta quarta-feira (18) no Centro Cultural de Cáceres e conta com a participação de cerca de 400 inscritos. Além de acadêmicos de Cáceres, estudantes do câmpus de Pontes e Lacerda também estão aproveitando a oportunidade de participar das conferências e mesas-redondas. Na conferência de abertura o professor Henry falou sobre “As condições de produção do discurso em questão”.

Além do linguista Paul Henry, o professor dr. Marcos Barbai da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que além da tradução consecutiva das conferências do professor francês também participa da mesa-redonda: “O peso e o sujeito: do corpo da comida no capitalismo” juntamente com a professora drª Eliana de Almeida que tratará sobre: “Quando a poesia dá corpo ao sujeito que formula” que acontecerá nesta noite (19) na Secretaria Municipal de Industria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo (Sicmatur) de Cáceres.

Na sexta-feira, Paul Henry falará sobre “Sujeito, escritura e discurso” que contará com tradução de Marcos Barbai e mediação da professora Ana Luiza Artiaga Rodrigues. 

 

Reunião

Na manhã desta quinta-feira (19) a reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, recebeu no gabinete o pesquisador Paul Henry a fim de apresentar mais dados sobre a universidade, sua área de atuação e estabelecer um acordo de cooperação entre a Unemat e o Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS, Paris/França), que é referência no estudo da Linguística.

Também participaram da reunião, os pró-reitores de Ensino de Graduação, Vera Maquêa e de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Bruno Zanin, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística, professor Taisir Karim e o tradutor Marcos Barbai. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24525 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada