Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
Novo Portal
Pesquisador da Unemat realiza curso no Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Pesquisador da Unemat realiza curso no Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia
16/10/2017 12:11:20
por Nataniel Zanferrari
O professor Hilton Marcelo de Lima Souza, do curso de Ciências Biológicas em Tangará da Serra, foi selecionado para participar de curso sobre macrofungos em Caxias do Sul
O professor Hilton Marcelo de Lima Souza, do curso de Ciências Biológicas em Tangará da Serra, foi selecionado para participar de curso sobre macrofungos em Caxias do Sul

O professor Hilton Marcelo de Lima Souza, do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no Câmpus de Tangará da Serra, foi selecionado para participar do curso ‘Macrofungos: Seleção, produção e aplicação de enzimas e outros metabólitos’ no Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBab/Cabbio).

Sob coordenação da professora Marli Camassola, o curso ocorre na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul, entre os dias 9 e 20 de outubro, e envolve pesquisadores argentinos, brasileiros, colombianos, paraguaios e uruguaios.

A participação do professor Hilton Marcelo neste curso irá auxiliá-lo no desenvolvimento de seu projeto de pesquisa, ’Isolamento e seleção de basidiomicetos ligninolíticos com potencial para degradação de herbicidas’, institucionalizado recentemente pela Unemat.

De acordo com o pesquisador, o curso apresenta programação teórica e prática, trazendo a possibilidade de utilização de metodologias para bioprospecção de macrofungos voltadas ao desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à saúde humana e biorremediação de ambientes contaminados.

O professor Joaquim Manoel da Silva, do curso de Ciências Biológicas do Câmpus Universitário de Nova Xavantina, participou do curso ‘Metagenômica aplicada à prospecção de biocatalizadores’, realizado pelo CBab/Cabbio em Puerto Madryn, na província de Chubut, na Argentina, no período de 29 de maio a 9 de junho.

 

O Centro

O Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBab/Cabbio) é um programa de integração regional instituído para consolidar a cooperação científico-tecnológica na área de biotecnologia entre Brasil e Argentina, com participação do Uruguai e expectativas de extensão a demais países da América Latina.

O Centro foi criado a partir da Ata de Integração Binacional pelos governos da República Argentina e da República Federativa do Brasil em 1986, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico em atividades comuns aos dois Países.

Politicamente funciona por meio de um Conselho Binacional no qual participam representantes dos ministérios da Agricultura, da Fazenda, das Relações Exteriores e da Saúde de cada país, além de um diretor binacional, um diretor argentino e um brasileiro.

 

A Escola

Por meio da Escola Brasileiro-Argentina de Biotecnologia (Ebab/Eabbio) são ofertados cursos em nível de pós-graduação no Brasil, na Argentina e no Uruguai, em temas previamente escolhidos e de interesse comum, com o objetivo de promover também intercâmbio de professores e alunos entre as instituições desses países.

As propostas devem ser submetidas no Brasil pelo coordenador brasileiro e na Argentina e Uruguai pelos respectivos coordenadores, em chamadas lançadas nos diferentes países. Os projetos devem demonstrar claro mecanismo de interação e grau de complementaridade, mas serão apoiadas com recursos provenientes de cada país, de forma independente.

Todos os alunos devem ter concluído a graduação e preencher os requisitos exigidos para cada curso. Por meio de recursos recebidos na Chamada Pública, os coordenadores dos cursos no Brasil financiam obrigatoriamente o pagamento de diárias e passagens para os alunos brasileiros selecionados e professores brasileiros convidados, não residentes na cidade-sede do curso.

Em 2017, o calendário de cursos oferecidos pela Escola Brasileiro-Argentina de Biotecnologia teve inicio em março e vai até outubro, com vários cursos sendo oferecidos até dezembro/2017.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138859
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada