Mato Grosso, Ter�a-Feira, 16 de Abril de 2024     
Novo Portal
Docentes da Unemat lançam a cartilha Águas Escassas no Pantanal
PUBLICAÇÃO
Docentes da Unemat lançam a cartilha Águas Escassas no Pantanal
11/09/2017 10:40:33
por Danielle Tavares

A cartilha “Águas Escassas no Pantanal: recuperação das nascentes e fragmentos de mata ciliar no Assentamento Laranjeira I e mobilização para a conservação dos recursos hídricos no Pantanal mato-grossense" será lançada  no dia 12 de setembro, durante o 6º Congresso Latino-Americano de Agroecologia e 10º Congresso Brasileiro de Agroecologia, eventos realizados em Brasília (DF).

Sobre- “Águas escassas no Pantanal” parte do paradoxo de que o Pantanal existe porque as águas alagam extensos territórios, principalmente no período que compreende a estação chuvosa, entre outubro e abril, quando segue a estação da seca, que chega a ameaçar o abastecimento de água para as famílias do Projeto de Assentamento Antônio Conselheiro I, no município de Cáceres (MT).

Além das pesquisas realizadas, a obra relata a experiência de implantação de projetos pilotos de tecnologias sociais relacionadas à captação hídrica, iniciada a partir do diagnóstico de que ocorre a falta de água para beber e para atividades produtivas na maioria das famílias da agricultura familiar no Pantanal, principalmente em época de seca. 

“Consideramos que para realizar o trabalho de restauração ecológica foi preciso que houvesse restauração de vidas. Foi um processo de intenso aprendizado com a comunidade, no qual a troca de saberes foi intensa e a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais foi fundamental”, descrevem os organizadores da obra, Solange Ikeda e João Ivo Puhl.

A publicação tem por objetivo a popularização da ciência, para que seja um instrumento que contribua para o diálogo e embasamento para a comunidade. A cartilha será trabalhada em oficinas em assentamentos no Pantanal dialogando os temas selecionados na fase da pesquisa.

Saiba mais- A obra é organizada pelos pesquisadores da Unemat, Solange Kimie Ikeda Castrillon (doutora em Ecologia), João Ivo Puhl (doutor em História da América) e por Danúbia da Silva Leão, professora da Rede Estadual de Ensino, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

A cartilha é prefaciada pelo Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e pela pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi /INPP/MCTIC, Maria de Lourdes Ruivo. Numa publicação conjunta entre as editoras Carlini&Caniato e Unemat, conta com 64 páginas e 14 artigos de autoria de professores da Universidade do Estado de Mato Grosso, do Assentamento Laranjeira I e estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Ambientais.

Uma versão ampliada dos resultados da pesquisa, com artigos completos, foi publicada em forma de livro “Escassez Hídrica e restauração ecológica no Pantanal”, distribuído gratuitamente para universidades, bibliotecas e centros de pesquisas. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24529 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada