Mato Grosso, Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017     
Vestibular 2017/2 - Banner 7
Unemat realiza evento sobre ensino de história
CONHECIMENTO
Unemat realiza evento sobre ensino de história
06/09/2017 17:05:50
por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza no período de 18 a 22 de setembro o I Seminário do ProfHistória e o IV Encontro Estadual de Ensino de História, que tem como tema “Ensinar História no século XXI”. O evento acadêmico reunirá diversos pesquisadores e estudiosos da temática como a professora Circe Maria Fernandes Bittencourt (USP).

O evento, cujas as inscrições já estão encerradas, é direcionado aos alunos do mestrado profissional em História, o ProfHistória, a acadêmicos da Unemat e professores e profissionais interessados.

A proposta é que os dois eventos sirvam de espaço para o debate, socialização de saberes/conhecimentos sobre formação de professores e ensino de História na Educação Básica, além de proporcionar a troca de experiências entre conferencistas convidados, professores formadores, pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, professores da Educação Básica, acadêmicos da graduação em História e áreas afins e demais interessados no debate sobre ensino de História na contemporaneidade.

Além da professora Circe Bittencourt, que tem diversos livros publicados e falará sobre os desafios de ensinar história na atualidade; o secretário de Estado de Educação, Marcos Marrafon, também está confirmado para participar do encontro debatendo “Políticas públicas para a educação e formação humana”, no segundo dia de evento, (19).

O seminário e o encontro estadual acontecerão tanto no câmpus da Unemat, como também na Cidade Universitária, uma vez que as conferências e mesas redondas serão realizadas no período noturno no auditório Edival dos Reis, e os simpósios com as apresentações de trabalho e grupos de estudo acontecerão no câmpus Jane Vanini.

O professor Osvaldo Cerezer Mariotto explica que Os eventos propostos para este ano, apresentam uma importância maior ao incluir na pauta de debates o Mestrado Profissional em Ensino de História – Profhistória, programas de pós-graduação ofertados pela Unemat e UFMT a partir do segundo semestre de 2016.

O ProfHistória é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, visa à formação continuada do docente em História que atua na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão visando a melhoria do ensino de História. O processo de seleção para a mestrado profissional com ingresso em 2018 está em andamento. O link para o edital de seleção está disponível em: http://www.profhistoria.uerj.br/docs/2018/editais/Edital_Profhistoria_2018.pdf

A programação completa do Seminário do Profhistória e do Encontro Estadual de Ensino de História pode ser acessada em: http://siec.unemat.br/eventos/1profhistoria/?page=programacao

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 462 | Impressões: 3
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2017 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000