Mato Grosso, Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017     
Unemat inicia atividades no Núcleo Pedagógico de Rondonópolis
ENSINO SUPERIOR
Unemat inicia atividades no Núcleo Pedagógico de Rondonópolis
05/09/2017 17:04:56
por Lygia Lima
Foto por: Lygia Lima

“Fiquei muito tempo fora da sala de aula, mas agora tenho a oportunidade de fazer o curso que eu quero”, foi assim que a dona de casa Luciana Xavier, de 38 anos e mãe de três filhos definiu o momento que está vivendo ao iniciar o curso de Licenciatura em Letras pela Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) em Rondonópolis.

A aula inaugural dos cursos de Letras e Computação no Núcleo Pedagógico da Unemat em Rondonópolis aconteceu na noite desta segunda-feira (04) no auditório da Prefeitura Municipal e contou com a participação dos 80 acadêmicos aprovados no vestibular realizado em junho deste ano, com autoridades e muitos estudantes de cursos profissionalizantes e do ensino médio, além de pais dos novos universitários.

A presença da Unemat em Rondonópolis consolida uma luta de anos da sociedade que desejava a presença da Instituição que conta com 13 câmpus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos de ensino a distância em Mato Grosso e atende mais de 22 mil alunos em cursos de graduação, especializações, mestrado e doutorado.

Para a dona de casa, fazer Unemat é a garantia de uma transformação de vida. “Estou tendo a chance de fazer o curso que escolhi, quero que meus filhos de 20, 16 e oito anos tenham orgulho de mim. Eu quero ensinar o que aprender aqui”, afirmou Luciana após a aula inaugural conduzida pela pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat, Vera Maquêa que contou como a educação transformou sua própria história. O enfoque da mensagem aos novos acadêmicos é que o conhecimento é poder e cada um pode ser o que quiser. “Eu morei na roça até os 13 anos, mas eu queria estudar e por meio do estudo eu fiz um curso superior, mestrado e doutorado na França. A minha trajetória mostra que quando a gente quer pode chegar onde se deseja”, afirmou.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da Unemat, professor Celso Fanaia, deu as boas vindas aos novos acadêmicos e lembrou que a história da Unemat não foi diferente da história que está sendo construída em Rondonópolis. “Muitos dos nossos câmpus começaram como núcleos pedagógicos e  hoje a Unemat os recebe de braços abertos”. O pró-reitor aproveitou o momento para dizer que a Instituição oferece para todos os seus acadêmicos um seguro de vida e acidentes pessoais com cobertura 24 horas por dia.

A diretora político-pedagógico e financeira do Câmpus de Alto Araguaia, cujo Núcleo de Rondonópolis é vinculado, lembrou que os dois cursos oferecidos no município e que vão funcionar na Escola Técnica Estadual contarão com os professores do câmpus de Alto Araguaia no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão que também serão desenvolvidos no município. “Essa é uma data histórica, que juntos façamos uma Unemat mais forte” afirmou.

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos Junqueira de Araújo, o Zé do Pátio, destacou o momento positivo pelo qual passa o município que agora passa a contar com as três instituições de ensino superior público do Estado: Unemat, UFMT e IFMT. “Temos o compromisso de fortalecer a Unemat, por enquanto estamos vinculados ao câmpus de Alto Araguaia, mas o município já tem a área para a construção de um futuro câmpus”. Ele lembrou  ainda que os vereadores se comprometeram a doar a sobra do duodécimo a fim de que o recurso seja aplicado na construção de um espaço físico próprio para a Universidade.

No ato também estiveram presentes vereadores, representantes de deputados estaduais e senadores do município. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 790 | Impressões: 7
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2017 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000