Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat participa de discussões sobre agroecologia e produção sustentável nas nascentes do Paraguai
NATER
Unemat participa de discussões sobre agroecologia e produção sustentável nas nascentes do Paraguai
16/08/2017 13:42:08
por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso por meio do Nater (Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia) vem participando das discussões visando a promoção da agroecologia na bacia do Alto Paraguai. Nesse sentido, a Unemat sediou nesta terça-feira (15) em Diamantino o “Painel sobre Conversão Agroecológica e Produção Sustentável de Grãos na APA das Nascentes do Paraguai” e o professor Samuel Laudelino foi um dos palestrantes no evento.

 De acordo com o professor Samuel, a ideia é sensibilizar a sociedade, as empresas compradoras de grãos e os produtores sobre a necessidade de preservar as nascentes, cuja APA (Área de Proteção Ambiental) já criada, mas que ainda não tem seu plano de manejo estruturado.  

 No evento realizado no câmpus da Unemat em Diamantino, organizado pela Promotoria de Justiça e Gestão da APA das nascentes do Paraguai, contou com os seguintes palestrantes as presenças de Cassio Vaz (Secretaria Meio Ambiente e chefe da APA das Nascentes do Paraguai), promotor Daniel Balan Zappia. A pesquisadora da Embrapa Pantanal e da Universidade Federal de Mato Grosso, Débora Calheiro falou sobre Contextualização da problemática ambiental relacionada à atividade agropecuária no Sistema Bacia do Alto Paraguai/Pantanal Mato-grossense em especial na APA Nascentes do Paraguai.

 O professor Samuel Laudelino Silva (Unemat), Alberto Feiden (Embrapa Pantanal – Corumbá/MS) William Marques Duarte (Secretaria de Ciência e Tecnologia) participaram da mesa redonda “Conversão Agroecológica”. A segunda mesa redonda: “Produção e Mercado de Grãos convencionais e orgânicos” contou com a presença de  Clodoveu Franciosi – (produtor), Jonathas Baerle  (comércio de grãos orgânicos – GEBANA Brasil) e compradores convidados: Korin, Rivelin, IBD, Caramuru e Imcopa.

 O objetivo do painel foi fomentar uma agricultura ambientalmente mais sustentável no planalto que circunda a planície pantaneira, em especial na Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Paraguai, uma Unidade de Conservação Estadual que permite uso, e, assim, contribuir para a conservação dos recursos naturais da região, bem como do Pantanal Mato-grossense, nosso Patrimônio Nacional. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada