Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
Novo Portal
Professor da Unemat participa de livro sobre Ciberjornalismo
PUBLICAÇÃO
Professor da Unemat participa de livro sobre Ciberjornalismo
16/08/2017 12:32:32
por Assessoria de Comunicação
Foto por: Iuri Gomes

O professor do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Alto Araguaia, Gibran Luis Lachowski, mestre em Estudos Literários e Culturais, assina um dos capítulos do livro “Performance em Ciberjornalismo: Tecnologia, Inovação e Eficiência”.  

O capítulo tem como título “Drones, sensores, tecnologia vestível, etc.: o efeito colateral das novas ferramentas para jornalistas” e discute as transformações tecnológicas, sobretudo quanto ao ensino-aprendizagem do Jornalismo.

O material foi feito em parceria com o professor assistente da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Alfredo José Lopes Costa, e o jornalista Konrad Felipe Hencke.

Com base num levantamento de informações junto a professores da área, os pesquisadores identificaram o nível de exposição dos docentes às novas tecnologias (em excesso, chama-se “infoxicação”) e suas estratégias didáticas para dialogar com os estudantes diante do contexto de convergência digital.

A versão em pdf do livro contém 18 trabalhos científicos apresentados no 6º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, realizado em 2015 em Campo Grande (MS). A obra foi produzida pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pode ser acessada em: http://www.ciberjor.ufms.br/atividades/livros/

O livro traz várias interfaces sobre o jornalismo na contemporaneidade, entre eles os leitores como novos atores, a computação cognitiva, a memória digital e a formação de pesquisadores na área.

“Performance em Ciberjornalismo” também será lançado na UFMS, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PUC-CampinasUniversidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru) e na Universidade de São Paulo (USP).

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada