Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat sedia reunião da Câmara de Graduação da Abruem
ACESSO E PERMANÊNCIA
Unemat sedia reunião da Câmara de Graduação da Abruem
15/08/2017 09:56:52
por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso sediou a reunião da Câmara de Graduação da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) na última semana (10 e 11/08) em Cuiabá. As discussões se concentraram em estabelecer políticas de resultado com foco na permanência e acessibilidade dos acadêmicos.

Na reunião da Câmara estiveram presentes a reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, o presidente da Câmara, professor Paulo Sergio Wolf que é reitor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), o vice-reitor da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) Fabiano Costa, pró-reitora de Graduação da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), Andrea de Araújo, pró-reitora de Graduação da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), Soraia Cristina Tonon da Luz, pró-reitora de Graduação da Unesp (Universidade Estadual Paulista),  Gladis Massini Cagliari, pró-reitora de Graduação da Unemat, Vera Maquêa,  pró-reitora de Graduação da Unioeste e secretária da Câmara, Elenita Conegero Pastor Manchope, a assessora de gabinete da reitoria da Unioeste, Laurenice Veloso, o pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação da Unemat, Francisco Lledo e a assessora de Gestão de Formação Regular da Unemat, professora Rinalda Bezerra. Justificaram ausência as pró-reitoras de graduação da Universidade do Estado da Bahia e Universidade de Taubaté, Kathia Marise e Nara Lucia Perondi.

A reitora da Unemat, Ana Di Renzo, fez uma apresentação da presença e atuação da Unemat no Estado de Mato Grosso e lembrou os esforços que são necessários para ampliar a acessibilidade e garantir a permanência dos estudantes na universidade.  Como resultado da reunião da Câmara foi elaborado um documento em defesa e manutenção do Pnaest (Programa Nacional de Assistência Estudantil para Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais) que não vem sendo mais implementado pelo governo federal. A proposta da Câmara é que seja implementado um Pnaest com recursos a serem investidos na permanência dos acadêmicos.

O presidente da Câmara de Graduação defende que as universidades atuem com políticas de resultado investindo em ações de acessibilidade, permanência e formação continuada dos professores. Entre as propostas da Câmara está o lançamento de um edital da Abruem visando a permanência dos estudantes até outubro deste ano. Outras metas são estabelecer ações conjuntas para integrar a graduação e a pós-graduação e ampliar o número de alunos bolsistas visando o combate a evasão e garantir a valorização das universidades estaduais e municipais. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada