Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
Alunos de Pós-Graduação da Unemat conquistam prêmios em Jornada Científica da Embrapa Agrossilvipastoril
CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Alunos de Pós-Graduação da Unemat conquistam prêmios em Jornada Científica da Embrapa Agrossilvipastoril
11/08/2017 15:51:01
por Nataniel Zanferrari

Alunos dos programas de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) conquistaram dois prêmios de melhor trabalho durante a 1ª edição do Encontro de Ciência e Tecnologias Agrossustentáveis e da 4ª edição da Jornada Científica do Centro de Pesquisa Agrossilvipastoril da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os eventos, promovidos pela Embrapa Agrossilvipastoril, ocorreram simultaneamente, tendo início na segunda-feira (8) e se encerrando ontem (10). O Encontro e a Jornada foram realizados em Sinop.

Os alunos são do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (PPGBioAgro), do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PGMP) e do Programa de Pós-Graduação em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-Bionorte).

Na categoria Avanço do Conhecimento, para alunos de pós-graduação e profissionais, foi premiado o trabalho ‘Diversidade genética e estrutura populacional de Bertholletia excelsa Bonpl. (Lecythidaceae) na região Norte do Estado de Mato Grosso e suas implicações para a conservação’, de autoria de Ana Aparecida Bandini Rossi, Felipe Sakamoto Vieira e Kelli Évelin Müller Zortéa.

Na categoria Inovação, para alunos de pós-graduação e profissionais, o trabalho ‘Caracterização molecular de etnovariedades de mandioca cultivadas por agricultores no município de Apiacás’ recebeu o prêmio. O trabalho é de autoria de Ana Aparecida Bandini Rossi, Auana Vicente Tiago, Eliane Cristina Moreno de Pedri, Elisa dos Santos Cardoso, Eulália Soler Hoogerheide e Oscar Mitsuo Yamashita.

O trabalho foi desenvolvido em parceria entre o Laboratório de Genética Vegetal e Biologia Molecular do Câmpus de Alta Floresta e a Embrapa Agrossilvipastoril. Para a coordenadora do laboratório, professora Ana Aparecida Bandini Rossi, essa pareceria entre as instituições é importante. “Ela possibilita o desenvolvimento de novas pesquisas, proporcionando a geração de conhecimento científico e capacitação dos alunos de pós-graduação”, defende a coordenadora.

Participaram do evento alunos vinculados aos três Programas de Pós-Graduação da Unemat:

Bruno Vindilino Roelis, Eliane Cristina Moreno de Pedri, Elisa dos Santos Cardoso e Islândia Silva Pereira, do Programa em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos; Kelli Évelin Müller Zortéa, do Programa em Genética e Melhoramento de Plantas; e Auana Vicente Tiago, do Programa em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal. Estiveram presentes também as professoras do Câmpus de Alta Floresta, Ana Aparecida Bandini Rossi e Ivone Vieira da Silva.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24526 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada