Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Projeto Ecológico Transição Cerrado-Amazônia lança vídeo com resultados das primeiras etapas
MEIO AMBIENTE
Projeto Ecológico Transição Cerrado-Amazônia lança vídeo com resultados das primeiras etapas
09/08/2017 16:46:59
por Nataniel Zanferrari

O Projeto Ecológico de Longa Duração (Peld) realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciou sua terceira fase e produziu um vídeo apresentando os resultados das duas primeiras etapas. O Peld de Transição Cerrado-Floresta Amazônica em Mato Grosso (Tran) pesquisa bases ecológicas e socioambientais para a conservação da transição entre o bioma de savana tropical Cerrado e o bioma de floresta úmida tropical Amazônia.

O projeto teve início em 2011 e inicia agora sua terceira etapa de financiamento. Até agora, contou com a participação de 70 alunos da graduação, mestrado e doutorado e 40 professores e pesquisadores da Unemat e de outras universidades brasileiras e estrangeiras.

Os Projetos Ecológicos de Longa Duração são financiados e avaliados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelas fundações estaduais de amparo à pesquisa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), além de outras instituições de fomento.

“É uma honra a Unemat sediar um projeto tão importante quanto este, principalmente, porque o Estado de Mato Grosso está localizado em uma posição geográfica privilegiada, contemplando os dois maiores biomas brasileiros, a Amazônia e o Cerrado, e ainda o Pantanal”, explica a coordenadora do Peld-Tran, professora Beatriz Schwantes Marimon.

Além do Peld-Tran, a Unemat também executa outro Projeto Ecológico de Longa Duração, o Projeto sobre Dinâmicas Ecológicas na Planície de Inundação do Alto Rio Paraguai (Darp), focado no bioma de zona úmida Pantanal.

O vídeo com os resultados das duas primeiras etapas de pesquisa do Peld-Tran pode ser acessado clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada