Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat concorre no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática
BARRA DO BUGRES & SINOP
Unemat concorre no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática
09/08/2017 15:35:23
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está concorrendo com sete vídeos na segunda fase da 1ª edição do Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Informática, Mídias e Educação Matemática (GPimem) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Na categoria Educação Básica, cinco vídeos foram classificados para a segunda fase. Todos resultam da pesquisa de Mestrado desenvolvida por Rosicacia Costa sob a orientação da professora Daise Lago Pereira Souto, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) no Câmpus Universitário Renê Barbur, em Barra do Bugres.

Os vídeos dessa categoria foram produzidos pelos alunos da Escola Estadual Oscar Soares, do município de Juara. Os vídeo são intitulados ‘As aventuras de Bia e Téo’, ‘Jubileu e a geometria’, ‘Aplicações da área de figuras planas’, ‘Descobrindo a geometria com Kafer e Fekar’ e ‘Equação reduzida da circunferência’.

Na categoria Ensino Superior, está classificado o vídeo ‘A divisão perfeita’, produzido pelos alunos Mara Cláudia Bini e Marcelo Portela, do curso de Matemática da Unemat em Barra do Bugres. O vídeo possui como tema a equivalência de frações e é uma adaptação da história ‘A partilha dos 35 camelos’, de Malba Tahan, pseudônimo do escritor carioca Júlio César de Melo e Sousa, um dos maiores divulgadores da Matemática no Brasil. A produção deste vídeo também foi orientada pela professora Daise Lago Pereira Souto. Vídeos com animações têm sido um dos focos da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Educação Matemática do curso de Licenciatura em Matemática.

Um grupo formado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Matemática do Câmpus Universitário de Sinop, juntamente com o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Benedito Santana da Silva Freire, também está concorrendo na categoria Ensino Superior, com o vídeo ‘O dia do Curinga’.

Os vídeos que obtiverem mais curtidas no site oficial do Festival serão classificados para a terceira fase. Para votar, basta clicar aqui para acessar o site e clicar no coração no canto superior esquerdo da tela (caso esteja no PC) ou no canto inferior esquerdo da tela (caso esteja no celular).

Para assistir e votar no vídeo ‘As aventuras de Bia e Téo’, clique aqui.

Para assistir e votar no vídeo ‘Jubileu e a geometria’, clique aqui.

Para assistir e votar no vídeo ‘Aplicações da área de figuras planas’, clique aqui.

Para assistir e votar no vídeo ‘Descobrindo a geometria com Kafer e Fekar’, clique aqui.

Para assistir e votar no vídeo ‘Equação reduzida da circunferência’, clique aqui.

Para assistir e votar no vídeo 'A divisão perfeita’, clique aqui.

Para assistir e votar no vídeo ‘O dia do Curinga’, clique aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24524 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada