Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte da Unemat realiza avaliação de jovens atletas de Mato Grosso
EDUCAÇÃO FÍSICA
Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte da Unemat realiza avaliação de jovens atletas de Mato Grosso
24/07/2017 09:33:32
por Nataniel Zanferrari
Equipe de alunos e professores do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte da Unemat esteve presente na fase final dos Jogos Escolares da Juventude
Equipe de alunos e professores do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte da Unemat esteve presente na fase final dos Jogos Escolares da Juventude

O Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) esteve presente na fase final dos Jogos Escolares da Juventude, na cidade de Sorriso. A etapa teve início no dia 15 e se encerrou na última sexta-feira (21).

Alunos e professores do curso de Educação Física, os integrantes do Leape estão avaliando os jovens atletas do Estado de Mato Grosso. Os Jogos Escolares da Juventude fazem parte do calendário do Comitê Olímpico Brasileiro.

Os atletas foram avaliados nas dimensões antropométricas, físico-motoras e sua experiência na prática esportiva. Participaram cerca de 700 atletas, de 65 equipes, representando 31 municípios, alcançando todas as regiões do Estado de Mato Grosso. Todo o processo mobilizou 19 avaliadores, entre professores, doutorandos, mestrandos e graduandos em Educação Física. Além disso, os atletas e treinadores tiveram a oportunidade de conhecer os resultados da avaliação realizada pelo Leape em 2016.

O projeto, coordenado pelo professor Riller Silva Reverdito, tem como objetivo investigar a experiência e percurso dos jovens atletas no Estado de Mato Grosso no Esporte, em uma perspectiva longitudinal e multidimensional. “Enquanto resultado, espera-se elaborar um observatório do jovem atleta do Estado de Mato Grosso, com a finalidade de gerar informações e conhecimento que possam colaborar para qualificar o acesso à prática esportiva e na elaboração de políticas públicas”, afirma o professor.

O desenvolvimento do projeto é resultado de parceria do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (Leape) da Unemat com a Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), além do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

“Os resultados alcançados já têm impactado de forma positiva para a promoção do esporte para jovens, como cursos de capacitação para treinadores e publicações em eventos científicos”, explica o coordenador. “Assim, a expectativa é ampliar a colaboração entre as Instituições”, defende Riller.

Nesta primeira etapa foram avaliados os jovens atletas de 12 a 14 anos nas modalidades coletivas. Após esta etapa, estão previstas mais duas para este ano: atletas de 12 a 17 anos em modalidades individuais, de quarta-feira (26) a domingo (30), em Cuiabá; e atletas de 15 a 17 anos, em modalidades coletivas, de 18 a 24 de agosto, em Alta Floresta.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada