Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Equipes com integrantes da Unemat conquistam 3º lugar e menção honrosa no Startup Weekend Sinop
EMPREENDEDORISMO
Equipes com integrantes da Unemat conquistam 3º lugar e menção honrosa no Startup Weekend Sinop
25/05/2017 14:18:12
por Nataniel Zanferrari
Foto por: J. Caldas

No último final de semana, de sexta-feira (19) a domingo (21), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, foi realizada a primeira edição do Startup Weekend Sinop. O evento, que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores do Google e teve apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), ocorreu sob a coordenação do diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade, professor Feliciano Azuaga. Participaram da maratona servidores e alunos dos câmpus da Unemat em Barra do Bugres, Colíder, Cáceres e Sinop.

Criado em 2007, o Startup Weekend possui a missão de inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades. Neste período, já aconteceram mais de 1.500 eventos em cerca de 120 países ao redor do mundo, com mais de oito mil startups criadas.

De acordo com o Google, o Startup Weekend tem a intenção de fomentar o empreendedorismo e inovação por onde passa, fornecer mentorias e ferramentas para ideias serem desenvolvidas e surgirem novos negócios.

Em Sinop, participaram 116 pessoas, que foram acompanhados por um grupo de mentores. O professor Feliciano Azuaga avalia que o evento é um marco na criação de um ecossistema de inovação no município de Sinop. “A Universidade tem um papel fundamental na formação de jovens empreendedores e na articulação das instituições que podem fomentar o empreendedorismo na região”, ressalta Feliciano.

Depois de 54 horas de muito trabalho e 15 startups criadas, foram escolhidas as três vencedoras: em primeiro lugar ficou o grupo GASS, constituído por Ana Flavia Santos, Alex Miranda, Anderson Andrade Haupt, Fernando Gutjahr, Handrey Borges Araujo, Hesley Kelm, Rodrigo Paiva e Willian Hubner.

A segunda colocação foi do grupo SMO, tendo como integrantes Álvaro Claro, Felipe Cintra, Luciano Reis, Murilo Amorim, Padua Silva, Raniéder Rocha, Sergio Ramos e Vinicios Brighenti. O terceiro lugar foi conquistado pelo grupo Ultrom, formado pelos representantes da Unemat: Gustavo Laet, Thiago dos Santos e Wolber Richer, do Câmpus de Cáceres; Jussara Araujo, do Câmpus de Barra do Bugres, o aluno do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Sinop, João Cruz Araujo Neto; e o aluno da Faculdade de Sinop (Fasipe), Bruno Rodrigues dos Santos.

O grupo É de Casa, composto por Annelise Pires, Rafael Pacheco, Rodolfo Sargi, Thais Mara e pela acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unemat em Cáceres, Larissa Medeiros, recebeu Menção Honrosa, concedida pelos mentores do Startup Weekend Sinop.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Rodrigo Bruno Zanin, participou da banca de jurados com a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli; o sócio-proprietário da Real Dados e Pesquisas, Miro Teodoro; do Presidente da CDL Sinop, Marcio Kreibich; e de Deivison Benedito Campos Pinto, da Fasipe.

O professor Rodrigo Zanin explica que o evento em Sinop teve forte apoio da Unemat. “O Startup Weekend Sinop demonstra o foco da Universidade na implementação do conceito da Triple Helix (tripla hélice), que se baseia na Universidade como indutora das relações com as empresas, o setor produtivo, e com o governo, o setor regulador e fomentador”, afirma o pró-reitor.

Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada