Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
Novo Portal
Jornalistas da Unemat assinam capítulo de e-book lançado pela UFMT
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Jornalistas da Unemat assinam capítulo de e-book lançado pela UFMT
23/05/2017 15:46:35
por Hemilia Maia

Acaba de ser lançado pela EdUFMT o e-book Divulgação Científica Debates, pesquisas e experiências onde os organizadores Benedito Dielcio Moreira e André Chaves de Melo Silva reúnem em 21 capítulos um olhar acadêmico e de pesquisa relativos ao Jornalismo Científico e Cultural.  Entre os autores assinam o capítulo "Jornalismo científico online: análise do portal da Universidade do Estado de Mato Grosso" as jornalistas da Unemat Danielle Tavares Teixeira e Lygia Cristina Menezes de Lima e o capítulo "A difusão da ciência nas revistas Intercom e E-Compós" a jornalista e professora da Unemat, Eveline Teixeira Baptistella.

Os organizadores Dielcio Moreira e André Silva são professores nos cursos de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e  da Universidade de São Paulo (USP) respectivamente.  O e-book disponível em PDF pode ser baixado gratuitamente no site da editora: www.editora.ufmt.br/index.php?route=product/product&product_id=410  

Danielle e Lygia escreveram este material em 2015, mas a parceria entre a Unemat, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) começou em 2013. Efetivada em abril por meio de um projeto de pesquisa do professor da UFMT, Dielcio Moreira, que no dia 9 colocou no ar o site chamado Rede de Divulgação Científica (RDC).  A parceria assinada à época pelos reitores das três instituições de ensino superior público de Mato Grosso tinha o propósito de disponibilizar junto a imprensa especializada ações conjuntas de divulgação científica, "era um espaço para servir de fonte para a imprensa que trabalha com ciência e tecnologia" contou a jornalista Danielle Tavares.

"O trabalho da área de divulgação científica é instigante e tem campo aberto para o crescimento. A atuação das assessorias das três universidades públicas pode contribuir muito com o fortalecimento e divulgação da ciência em Mato Grosso", pontuou Lygia Lima. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada