Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat investe em sistema integrado de Gestão Acadêmica, Administrativa e de Administração Técnica
INFORMATIZAÇÃO
Unemat investe em sistema integrado de Gestão Acadêmica, Administrativa e de Administração Técnica
07/04/2017 14:04:39
por Danielle Tavares
Foto por: Moisés Bandeira
Equipe da Unemat faz reunião com empresa ESIG por telepresença
Equipe da Unemat faz reunião com empresa ESIG por telepresença

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) contratou empresa especializada para o licenciamento de sistemas integrados de Gestão Acadêmica, Administrativa, Administração Técnica e a prestação de serviços de tecnologia da informação. Nesta semana (06/04), foi realizada reunião telepresencial com equipe da Universidade e a empresa ESIG Software, com o objetivo de apresentar a metodologia de trabalho e verificar como a dinâmica da empresa pode responder às necessidades da Universidade.

A ESIG irá atender, desde demandas referentes à implantação, capacitação/treinamento, documentação, até suporte técnico, sustentação e customização dos sistemas licenciados. O coordenador de implantação dos sistemas integrados na Unemat, Paulo Roberto Jusviak Dambros, explicou que isso possibilitará informatizar todas as áreas da Universidade. “A implantação do sistema integrado é importante porque permitirá que informações dos setores administrativos, de ensino, pesquisa, extensão estejam disponíveis à gestão de forma mais ágil e confiável para a tomada de decisão”.

Os sistemas de Gestão Acadêmica, Administrativa e Administração Técnica incluem mais de 40 módulos como, por exemplo, sistema acadêmico, pós-graduação, pesquisa, extensão, ensino a distância, biblioteca, diplomas, almoxarifado, controle patrimonial, compras e licitações. Também oferece a possibilidade de customização, ou seja, a alteração ou adequação de um ponto para atender a uma necessidade mais específica de algum setor.

“A Unemat, depois de ter um sistema integrado desse porte, entra num novo patamar de organização, a partir de informações consolidadas. O número de relatórios que ele pode gerar para a tomada de decisões do gestor é fantástica”, explicou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), Rodrigo Bruno Zanin. 

O contrato foi assinado em dezembro de 2016. Já foram realizadas ações para configuração e instalação dos módulos básicos, que vão dar suporte aos demais, como administração de usuários, perfis, cadastro de unidades, configurações gerais do sistema. A implantação na Unemat será gradual, devido à complexidade do processo. Por isso, o prazo inicial para prestação dos serviços é de 36 meses, renováveis por até 60, considerando a natureza dos serviços contínuos e as necessidades específicas da universidade.

Sobre a ESIG- A empresa responsável pela transferência tecnológica será a ESIG Software e Consultoria, especializada na construção e implantação de sistemas de gestão. “Trata-se de uma empresa com expertise na prestação de serviços, que já desenvolveu sistemas para universidades e administração pública federal e estadual”, afirmou o Assessor Técnico Administrativo de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI), Leonardo Melo de Oliveira. A ESIG foi responsável, dentre outras, pela implantação dos sistemas integrados em universidades como Federal de Goiás, Bahia, Lavras, Pará, Alagoas, Federal do Oeste do Pará.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada