Mato Grosso, Ter�a-Feira, 23 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat e UEMS serão parceiras em licenciatura indígena em MS
EXPERTISE
Unemat e UEMS serão parceiras em licenciatura indígena em MS
23/03/2017 19:00:32
por Hemilia Maia
Foto por: Deivid Fontes

Durante esta tarde (23) professores das universidades estaduais de Mato Grosso (Unemat) e de Mato Grosso do Sul (UEMS)  juntamente com a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unemat, Vera Maquêa, discutiram um intercâmbio entre seus professores. As duas instituições possuem, há mais de dois anos, um convênio a nível de pós-graduação. A nova demanda é para atender um curso de licenciatura que será ofertado pela UEMS à indígenas da etnia Terena. O curso de 560 horas terá a duração de um ano e oito meses.  

A Universidade Estadual de Mato Grosso Sul procurou a Unemat para mais esta parceria pela expertise da Instituição que oferece 3º grau aos indígenas há mais de 15 anos. A Unemat é pioneira na oferta de graduação específica e diferenciada para indígenas na América Latina e serviu de referência a diversas iniciativas similares de valorização e respeito à diversidade-étnica e cultural.

Vera Maquêa deixou claro o interesse da Unemat em mais essa parceria e ficou no aguardo do plano de trabalho juntamente com o termo aditivo para as formalizações. Segundo o professor e coordenador do Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (NEAD) da UEMS, Marlon Leal Rodrigues, os Terenas pleiteiam já algum tempo o curso. "Eles desejam estudar a própria língua. Gramática, dicionário, material didático. Eles desejam contar a própria história."

O convênio firmado entre as duas instituições vem rendendo inúmeras ações. Foi por meio dele com seus intercâmbios de alunos e professores que docentes de ambas universidades ingressaram no pós-doutorado, docentes e discentes desenvolveram eventos e publicações em conjunto e participaram de projetos e bancas.

Atualmente, professores da Unemat e da UEMS mais docentes da Universidade de Brasília (UnB) trabalham em um projeto de Mestrado em Rede de Linguística Aplicada para o Centro-Oeste com a intenção de submetê-lo ao aplicativo de cursos novos (APCN) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Também participaram das discussões desta quinta-feira o coordenador do programa de pós-graduação em Linguística da Unemat, professor Taisir Mahamudo Karim; o  professor do curso de Letras e do programa de pós-graduação em Linguística da Unemat, Paulo César Tafarello; a professora da Unemat e pós-doutoranda na UEMS, Jocineide Macedo Karim; o diretor Político-pedagógico e Financeiro do câmpus de Alta Floresta, professor Luís Fernando; o professor e pesquisador da Unemat, Claumir César Muniz; a professora da Unemat e diretora de Gestão de Licenciatura, Rinalda Bezerra Carlos; o assessor da Pró-reitoria de  Pesquisa e Pós-graduação, Gustavo Laet Rodrigues e a professora e pesquisadora da UEMS, Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira.

 

 

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada