Mato Grosso, Ter�a-Feira, 23 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat reabre galeria de ex-reitores
MEMÓRIA
Unemat reabre galeria de ex-reitores
21/02/2017 10:01:54
por Lygia Lima
Foto por: Deivid Fontes - Assessoria Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso reabriu a galeria de ex-reitores para homenagear os antigos gestores pelo trabalho prestado a Instituição, desde a sua fundação em 1978, como Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc). A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (20), no gabinete da Reitoria, em Cáceres.

A reitora da Unemat Ana Di Renzo ressaltou a necessidade de preservar a história e a memória da Universidade. “Esse é um gesto simples onde queremos dizer muito obrigado pelo trabalho que foi prestado a essa Instituição para que pudéssemos chegar onde estamos. Hoje são mais de 22 mil acadêmicos, cerca de 2 mil servidores, entre docentes e técnicos. Estamos presentes diretamente em 42 municípios deste Estado, e muitos  mato-grossenses não sabem de como começamos”, afirmou.

O professor João Porto, que participou do processo de criação do Iesc, e contribui com a Unemat durante a gestão do primeiro coordenador Edival dos Reis, em 1978, recebeu a homenagem em nome do ex-coordenador. Ele ressaltou o momento histórico e entregou um relato de memória, desde a criação da Instituição de Ensino Superior.

A professora Olga Maria Castrilon Mendes Araújo, diretora do Iesc a partir de março de 1983, agradeceu a homenagem e a lembrança histórica. Ela lembrou as dificuldades pelas quais a instituição passou até se consolidar como universidade. “É importante deixar registrado esse momento de memória”, afirmou.

Neuza Benedita da Silva Zattar, professora aposentada da Unemat, participou do processo de criação e foi coordenadora da Fundação Universitária de Cáceres, em 1989. Autora do livro “Do IESC à Unemat: uma história plural 1978-2008”, ela destacou a relação umbilical que tem com a universidade. “Eu vivi 40 anos da minha vida profissional na Unemat, e posso dizer que foi graças à audácia do professor Maldonado e que podemos estar aqui hoje”, disse lembrando a iniciativa do primeiro reitor da Unemat que iniciou a expansão da oferta de cursos superiores para o interior de Mato Grosso, como forma de fortalecer a instituição e transformá-la em uma universidade em 1993.

O ex-reitor Arno Rieder, que assumiu a gestão em 1998, destacou a participação de cada um no processo de construção desta universidade. “Todos os ex-reitores e todos os que por aqui passaram contribuíram com algum tijolo”, disse. Essa também foi a tônica da fala de Taisir Karim, único ex-reitor reeleito pela comunidade acadêmica, que destacou a história da universidade. O professor Dionei José da Silva, que antecedeu a atual reitora, lembrou que sem a participação de cada professor, aluno e servidor, a Unemat não seria o que é hoje. “A Unemat somos nós, e não apenas um CNPJ, mas cada um que ajudou e ajuda a fazer dela o que ela é”.

O professor Adriano Silva, ex-reitor e deputado estadual, lembrou que nos próximos dias a Assembleia Legislativa deverá apreciar o projeto de lei que dá o nome de Professor Carlos Reyes Maldonado a Universidade do Estado de Mato Grosso. O projeto está tramitando na Casa de Leis, desde o ano passado, e deve ser votado em março. “Essa é uma justa homenagem ao professor Maldonado que, com sua visão de futuro, preparou a expansão da Universidade como forma de fortalecê-la”.

Além dos ex-reitores, servidores e professores aposentados também receberam uma homenagem como do Certificado de Reconhecimento Profissional pelo trabalho dedicado a instituição. Na solenidade também estiveram presentes a ex-reitora Rosa Maria da Cunha Garcia, que sucedeu Maldonado, e aproveitou o momento para agradecer a homenagem e lembrança histórica.

A professora Ana Di Renzo, lembrou ainda a importância dos outros ex-reitores que não puderam comparecer ou enviar familiares ao ato.

Confira abaixo a lista de ex-reitores da Unemat desde sua criação:

DIRETORES DO IESC*

1. Edival dos Reis Vieira Silva

17 de agosto de 1978

2. Miriam Benedita Moreira Menezes

27 de fevereiro de 1980

3. Geraldo Ferreira Gomes 

14 de abril de 1981

4. Olga Maria Castrilon Mendes Araújo   

28 de março de 1983

*Indicados pela Mantenedora

 

 

COORDENADORES

1. Mario Leite Vidal Filho * 

24 de novembro de 1986-FUCUC

2. Neuza Benedita da Silva Zattar* 

24 de fevereiro de 1989-FUCUC

3. Carlos Alberto Reys Maldonado**   

26 de outubro de 1989-FCESC

4. Carlos Alberto Reys Maldonado* 

maio de 1992-FESMAT

*Indicados pelo Governo do Estado.

 

**Eleito pela comunidade Acadêmica.

 

O prof. Mário Leite Vidal foi nomeado

Coordenador “pro tempore” em 12/02/1986.

 

 

 

REITORES DA UNEMAT 

1. Carlos Alberto Reyes Maldonado*

23 de junho de 1994

2. Rosa Maria da Cunha Garcia**

10 de janeiro de 1996

3. Ilma Machado*

09 de dezembro de 1996

4. Arno Rieder*

18 de agosto de 1998

5. Taisir Mahamudo Karin*

01 de outubro de 2002

6. Taisir Mahamudo Karin*

03 de outubro de 2006

7. Adriano Aparecido Silva*

02 de outubro de 2010

8. Dionei José da Silva***

13 de março de 2014

9. Ana Maria Di Renzo*

01 de janeiro de 2015

*Eleitos pela comunidade acadêmica.

 

**Assume, de acordo com o Estatuto,

o cargo de Reitora em substituição ao

titular, que se afastou para assumir o

cargo de Secretário de Estado de

Educação de Mato Grosso, em 3/01/1996. 

 

***Assume, de acordo com o Estatuto,

o cargo de Reitoria em substituição ao

titular, que se afastou para concorrer

a eleições estaduais de Mato Grosso,

em 12/03/2014.

 

* Dados retirados de: ZATTAR, Neuza Benedita da Silva. Do IESC à Unemat: uma história plural 1978-2008. Cáceres: Editora Unemat, 2008.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada