Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Secretário de Ciência e Tecnologia conhece a estrutura da Unemat
FORTALECIMENTO
Secretário de Ciência e Tecnologia conhece a estrutura da Unemat
17/02/2017 16:44:22
por Hemilia Maia
Foto por: Deivid Fontes

O novo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Domingos Sávio, esteve na manhã desta sexta-feira (17) na Reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, para conhecer um pouco mais sobre a Instituição, aprofundando as relações institucionais, bem como fortalecendo as políticas de Ciência e Tecnologia.

O secretário foi recepcionado pela reitora da Universidade, professora Ana Di Renzo, juntamente com pró-reitores e assessores, e pode ter um panorama sobre o ensino, as pesquisas, a extensão e ações que já são desenvolvidas pela Unemat em 42 municípios do Estado, isso sem contar a área de abrangência regional e a formação indígena.

A ideia é fortalecer o diálogo entre as instituições, principalmente no que tange a necessidade de ofertar cursos tecnológicos sem que para isso seja necessário a criação de uma outra Instituição de Ensino Superior (IES). A Unemat já havia solicitado ao governador Pedro Taques que fosse consultada sobre o assunto e que pudesse participar ativamente na construção desta política e na oferta desses cursos, ainda durante a gestão da ex-secretária de Ciência e Tecnologia, Luzia Trovo. Nesse ponto, o atual secretário, Domingos Sávio, se posicionou a favor da proposta feita pela Unemat. "Esses cursos devem ficar com a Unemat, fortalecendo assim a Secitec e, juntos, podemos fazer o diagnóstico de vocação dos municípios. Aguardo uma minuta desta parceria por parte da Unemat para os próximos dias", propôs o secretário.

Durante o encontro, o deputado estadual Leonardo Albuquerque apontou a Unemat como a "ferramenta pronta" para o desenvolvimento de Cáceres e do Estado, devendo ser melhor aproveitada pelo Governo. O recém empossado secretário afirmou que pretende transformar a Secitec numa secretaria forte e na "menina dos olhos" do governador, e que, para atingir esse objetivo, será fundamental ter a Unemat como aliada.

Na reunião, a professora Ana Di Renzo reiterou a necessidade de dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas pela Unemat. A reitora também cobrou a presença da Universidade no Parque Tecnológico Mato Grosso. "Nós poderemos estar no Parque Tecnológico inicialmente trabalhando com as questões climáticas, uma vez que já temos expertise, e, gradativamente, se fazer presente como instituto de pesquisa com foco para negócios e investimentos".  Para a reitora, além disso, o Governo de Mato Grosso precisa compreender a importância de legitimar o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), sediado em Cuiabá, mas que envolve três IES de Mato Grosso, entre elas a Unemat.

A  reitora lembrou ainda que, graças à política de qualificação da Universidade e ampliação da pesquisa e pós-graduação, a Universidade está executando 17 obras de infraestrutura em diversos câmpus que, juntas, somam 38 milhões de reais em investimentos. Esses recursos foram assegurados junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e recebem contrapartida da Unemat, da Secitec e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). "Temos uma carência grande de infraestrutura, mas a Unemat vem fazendo  lição de casa, procurando captar recursos externos garantindo inúmeras melhorias para a Universidade".

A reitora aproveitou a ocasião para pedir a solução de questões da Instituição, como o afastamento para qualificação de servidores da Unemat. "Qualificação faz parte da essência da Universidade", afirmou Ana Di Renzo.

Participaram ainda os pró-reitores de Administração, Valter Danzer; de Planejamento e Tecnologia da Informação, Francisco Lledo; de Gestão Financeira, Alexandre Porto; de Ensino de Graduação, Vera Maquêa; de Assuntos Estudantis, Celso Fanaia; a representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Luitt Conceição Ortega; e os assessores de Assuntos Externos e Internacionais, Áurea Ignácio, e de Assuntos Internos, Dionei José da Silva; a assessora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Marinei Almeida; o diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Colíder, Tales Nereu Bogoni; e da Secitec, o secretário-adjunto, Alex Jony, e o chefe de Gabinete, Joaci Silva; e os assessores do deputado Leonardo, Cynara Piran e Joner Campos.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada