Mato Grosso, Ter�a-Feira, 16 de Abril de 2024     
Novo Portal
Reunião do Colegiado de Território é realizada no segundo dia do I Acamjuv
PROJETO DE EXTENSÃO
Reunião do Colegiado de Território é realizada no segundo dia do I Acamjuv
20/01/2017 18:39:11
por Hemilia Maia
Foto por: Deivid Fontes

O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da Baixada Cuiabana (Nedet) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou nesta sexta-feira (20.01) a Reunião ampliada Núcleo Diretivo do Colegiado do Território, dentro da programação do I Acampamento Territorial da Juventude da Baixada Cuiabana (I Acamjuv).

A reunião pôde ser acompanhada pelos jovens do território de comunidades tradicionais, comunidades quilombolas e mulheres rurais da Baixada Cuiabana que estão reunidos desde ontem (19.01) no Quilombo São Benedito, no município de Poconé. A comunidade é formada por 32 famílias que cultivam mandioca e produzem a Farinha de São Benedito vendida na cidade, há 60 quilômetros dali.

De acordo com os organizadores a participação de jovens de Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande, representantes da Baixada Cuiabana na reunião foi importante para semear o sentimento de pertencimento já latente, o somar de forças de união e trabalho e a valorização das comunidades. Assim como trazer ao conhecimento destes jovens o trabalho de incubadoras de empresas e o desenvolvimento da agricultura familiar.

Uma das preocupações apontadas durante a reunião foi a continuidade do Colegiado do Território. De acordo com a professora da Unemat, Lisanil Patrocínio,"independente do financiamento do projeto pelo CNPq estar findando, o Nedet está institucionalizado na Unemat e vai continuar com as ações desde que demandado a sua participação visto que a Universidade do Estado de Mato Grosso conta com uma importante estrutura especializada no Estado, e é de interesse da Universidade cumprir com a sua função social e interlocução com a sociedade através da Extensão".

Numa combinação de religiosidade e participação social e política o Nedet reuniu em rodas de conversa, atividades culturais e esportivas a juventude e pessoas com muita informação a ser transmitida. O Edivaldo de Souza, do Movimento da Juventude, por exemplo, apresentou o Estatuto da Juventude, criado em agosto de 2013, após uma década de luta para ser aprovado.

O professor Luiz Augusto Passos, assessor do Nedet e professor visitante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que atua no programa de pós-graduação em Educação e na graduação em Psicologia, trouxe o debate territorial e questões de identidade cultural ao I Acamjuv.

“Esta sexta-feira foi um dia muito produtivo”, afirmou a professora Lisanil Patrocínio, organizadora do evento que concluiu: “Estes jovens tiveram a chance de ouvir e trocar ideias sobre políticas públicas para a juventude, como alteração do ensino médio, PEC 55 e reforma previdenciária; direitos humanos; cultura e outros mais.”

Maiço Silva Mialho, 18 anos, que pertence a comunidade tradicional de Mutum, no município de Jangada é um dos jovens que está participando do I Acamjuv. Ele contou que a ideia desse evento partiu deles em uma reunião na Agrovila. “Estamos atrás de conhecimento e hoje eu fiquei sabendo do Estatuto da Juventude e da UNE, com a qual me identifiquei”, disse Maiço que concluiu o ensino técnico em Agroecologia e tem planos universitários para muito breve.

 

 

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24526 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada