Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
Novo Portal
Aumenta a participação da comunidade acadêmica em Avaliação Institucional
UNEMAT
Aumenta a participação da comunidade acadêmica em Avaliação Institucional
12/01/2017 14:53:48
por Hemilia Maia
Foto por: Arte: Design

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Diretoria de Regulação do Ensino Superior (DRES) comemoram o aumento da participação da comunidade acadêmica na etapa de coleta de informações da Avaliação Institucional referente ao ciclo 2015-2018.

 "Tivemos um dos maiores índices de participação da comunidade acadêmica na coleta de dados e isso se deve aos membros das Comissões de Avaliação (CAs); a gestão nos câmpus por meio das Diretorias Político-Pedagógico e Financeiro (DPPF), Diretorias de Unidade Regionalizada Administrativa (Dura), diretores de Faculdade e coordenadores de Curso; a Pró-reitoria de Graduação (Proeg); a Reitoria e a comunidade acadêmica por acreditarem na avaliação institucional como forma de autoconhecimento e como possibilidade de melhoria da qualidade das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão", destacou o professor Wolber Sebastião Pereira, da DRES.  

 A coleta de dados realizada entre 1º de novembro e 22 de dezembro de 2016 teve um dos maiores índices de participação desde que a pesquisa começou a ser feita em novembro de 1999. Se comparada com a pesquisa do último triênio, realizada em 2013, a participação do segmento dos profissionais técnicos mais que dobrou. Ouve um aumento no percentual de participação, de 25,41% para 57,59 %.

A participação do segmento de gestores passou de 57,95 % para 75%, um aumento de 17 pontos percentuais e o de discentes passou de 22,92 % para 32,37%, com um acréscimo de 9,45 pontos percentuais. Apenas o segmento docente apresentou uma pequena queda na participação, de 46,30 % para 46,07 %, menos de meio ponto percentual.

"A partir de agora é necessário enfrentar, com a mesma determinação e compromisso, o outro desafio da avaliação, que é mobilizar a comunidade acadêmica para analisar, discutir e propor ações na busca de melhoria da qualidade a partir dos dados coletados na recente pesquisa", concluiu Wolber Pereira. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada