Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat inicia formação de mais 120 acadêmicos indígenas
LICENCIATURA
Unemat inicia formação de mais 120 acadêmicos indígenas
06/12/2016 11:05:50
por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciou a primeira etapa intensiva de formação de 120 acadêmicos indígenas que estão iniciando os cursos de licenciaturas em Pedagogia Intercultural e também em Línguas, Artes e Literatura, Ciências Sociais e Ciências da Matemática e da Natureza.

 

A etapa intensiva dessas duas turmas iniciou no dia 30 de novembro e segue até 17 de dezembro. Neste período os acadêmicos que são oriundos de 33 etnias ficam alojados numa escola agrícola em Barra do Bugres e têm aulas no câmpus René Barbour. Em Março de 2017, os indígenas retornam a Barra do Bugres para a segunda etapa intensiva de aulas, nos períodos intermediários, os acadêmicos realizam etapas nas escolas localizadas nas próprias aldeias.

 

Uma característica diferente é que esta é primeira turma que está sendo financiada pelo Plano Nacional de Professores (Parfor) do governo federal e pelo governo estadual por meio da Secretaria de Educação.

 

A Unemat oferece cursos específicos e diferenciados para índios desde 2001 e já possibilitou a formação de mais de 450 professores índios que estão atuando em 67 escolas estaduais nas aldeias de Mato Grosso.

 

Formatura:

No dia 26 de novembro a Unemat conferiu grau a 45 indígenas licenciados em Pedagogia Intercultural em Barra do Bugres. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24526 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada