Mato Grosso, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024     
Novo Portal
Contábeis/Unemat realiza palestra com auditor da Receita Federal
CÁCERES
Contábeis/Unemat realiza palestra com auditor da Receita Federal
05/12/2016 12:55:12
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Moisés Bandeira

A coordenação do curso de Ciências Contábeis do Câmpus Jane Vanini da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, realizou na manhã de hoje (5) uma palestra com o professor Otoni Gonçalves Guimarães, auditor da Receita Federal do Brasil. A palestra foi direcionada para alunos de Ciências Contábeis e contadores que atuam na gestão pública municipal e estadual.

Realizada no Auditório Edval dos Reis, na Cidade Universitária de Cáceres, o tema da palestra foi ‘A Contabilidade pública brasileira, seus fundamentos e o processo de convergência aos padrões internacionais’. Otoni é graduado em Ciências Contábeis e mestre em Planos de Gestão e Fundos pela Universidade de Alcalá, em Alcalá de Henares, na Espanha, e tem origem na Auditoria da Previdência Social desde 1995. O auditor também é membro representante do Ministério da Previdência Social nos Grupos Técnicos de discussão da Contabilidade Pública Nacional da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O professor Otoni Gonçalves Guimarães veio de Brasília para participar na 4ª edição do Encontro de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Mato Grosso, que acontece amanhã (6) e quarta-feira (7), no Palácio do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso em Cuiabá. O evento é realiado pelos Gestores de Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Mato Grosso (RPPS-MT), com apoio do Ministério da Previdência, do Tribunal de Contas de Mato Grosso e da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

 “O palestrante veio contribuir no Encontro de Gestores de RPPS de Mato Grosso, e a Previdência do Município de Cáceres, presidente da organização do evento, aproveitando a oportunidade, o convidou para vir fazer uma palestra sobre a contabilidade aplicada ao setor público para os acadêmicos”, explica a professora Luana Aparecida Ortega Piovesan, do curso de Ciências Contábeis de Cáceres, que também atua na Controladoria Interna do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cáceres (PreviCáceres).

“O professor Otoni esteve na mudança da contabilidade pública, junto com o Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), então o convidamos para falar sobre a contabilidade aplicada ao setor público, que hoje vive uma mudança”, afirma Luana. “Houve convergência aos padrões internacionais, justamente para não isolar o Brasil do que acontece no cenário mundial, em relação às exportações, importações. Temos empresas públicas e sociedades de economia mista, como, por exemplo, a Petrobrás, que está muito relacionada à gestão mundial, então o registro contábil faz com que os outros países possam avaliar o patrimônio que hoje o Brasil e cada instituição possuem”, conclui a professora.

“As palestras do professor Otoni, são no contexto da contabilidade pública e focando um padrão internacional da contabilidade, que para o nosso aluno é de suma importância”, explica o coordenador do curso de Ciências Contábeis em Cáceres, professor Elias Bortoli. “São diversas disciplinas inerentes à contabilidade pública na grade curricular atual, então sabe-se que a fala do auditor será de muita importância para os nossos acadêmicos”, conclui Elias.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24525 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada