Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat realiza 10ª edição da Semana Contábil
CÁCERES
Unemat realiza 10ª edição da Semana Contábil
02/12/2016 17:27:44
por Nataniel Zanferrari

O curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres realiza a 10ª edição da Semana Contábil, que se inicia na próxima quarta-feira (14) e segue até o sábado (17).

Com o tema ‘Conte-nos sobre ética, exercício profissional e compromissos democráticos’, o evento inicia com a abertura oficial no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, a partir das 18:30. Após credenciamento e entrega de materiais, haverá atividades culturais com estudantes do curso, com o ‘Canta Contábeis’, seguida da composição da mesa de autoridades.

A conferência de abertura tratará do tema ‘Lei de Responsabilidade Fiscal: Perspectivas sobre as contas públicas em Mato Grosso’, com a secretária-adjunta de Administração de Várzea Grande, Florinda Lafaete da Silva Ferreira Lopes. O debatedor será o professor Aldo Cesar da Silva Ortiz.

A Comissão de Organização da 10ª Semana Contábil é formada pelos professores Paulo Alberto dos Santos Vieira, Jonas Benevides Correia, Ana Paula Rodrigues e Claudia Alves Perez, além dos estudantes Agnes Emanuelly, Ana Paula Santos, Ingridy Gabriely, Junio Monteiro Torres, Lizandra Ozeia, Lorrayne Emília, Rosilene Nascimento, Taylan Fernandes, Thaiane Hurtado, Thiago Rodrigues e Verônica Dias Almeida.

 

Quinta-feira

As atividades da manhã de quinta-feira (15), ocorerão no Câmpus Universitário Jane Vanini, no Bairro Cavalhada, em Cáceres. Após a recepção ‘Chá c’Bolo da Contabilidade’, organizada pelos estudantes do 5º semestre do curso, a professora Cristiane Otilia Colossi, da Faculdade Católica Rainha da Paz de Araputanga (FCarp), palestrará sobre os impactos da revogação da Resolução CFC 750/93, sendo mediada pela professora Simone Alves do Nascimento, da FCarp/Araputanga.

Na sequência, o contador Leoncio Francisco Miranda da Silva, do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT) palestrará sobre prevenção de riscos e a conduta ética no exercício da profissão contábil, sendo mediado pelo professor José Ricarte de Lima, de Ciências Contábeis da Unemat de Cáceres. Após o intervalo, serão ministrados os minicursos.

 

Sexta-feira

Na manhã de sexta-feira (16), será realizado o Chá c’Bolo da Contabilidade e, em seguida, terá início a mesa redonda com o tema ‘Exercício Profissional, Democracia e Responsabilidade Social’, com os professores Thiago Silva Guimarães, do curso de Ciências Contábeis da Unemat de Nova Mutum, e Luiz Emidio Junior, do curso de Direito da Unemat de Cáceres. O mediador da mesa será o professor Elias Bortoli, de Ciências Contábeis de Cáceres. Tal como no dia anterior, serão ministrados minicursos após o intervalo.

 

Sábado

No sábado (17) pela manhã, logo após o Chá c’Bolo da Contabilidade, será realizada uma roda de conversa, com participação dos estudantes de Ciências Contábeis de Cáceres, Enorê Faria Artioli, Evelyn Cardoso e Lizandra Ozeia de Oliveira. O tema será ‘Desafios e oportunidades: Experiências acadêmicas na divulgação científica (pesquisa e publicação)’ e a acadêmica Verônica Dias Almeida, será a mestra de cerimônia.

 

Minicursos

A Semana Contábil contará com sete minicursos, com 25 vagas cada. O professor Almir Rodrigues Durigon ministrará minicurso sobre gestão de custos e formação de preços, abordando terminologia em custos, classificação dos custos, método de custeio, esquema básico da contabilidade de custos, formação de preço pelo método Markup. A professora Janaina da Silva Ramos irá coordenar o curso ‘Conhecendo o e-Social’, onde serão abordados o conceito, objetivos, órgãos participantes, legislação e vigência do tema.

‘Questões laborais: Relações de emprego e de trabalho’ é o minicurso que será ministrado pela professora Ana Paula Rodrigues. A diferença da relação de emprego para a relação de trabalho, os requisitos da relação de emprego, o trabalhador Autônomo, o empreiteiro, o prestador de serviço ao invés de empregado e a especificidade da relação de emprego no meio ambiente rural serão alguns dos temas abordados pela professora.

A professora Claudia Alves Perez abordará o tema ‘Balanço Social: Histórico, composição e elaboração’ em seu minicurso, falando sobre o surgimento do Balanço Social, as normas técnicas, a elaboração de relatório e do Balanço Social propriamente dito. Os alunos que participarem do minicurso com o professor Robson Andrade poderão aprender formas diferenciadas de aprender contabilidade, através de contos contábeis, cordéis contábeis, poemas contábeis, poesias na contabilidade e quadrinhos nas Ciências Contábeis.

A professora Vanusa Batista Pereira falará sobre o tema ‘Tendências e novos rumos da profissão contábil: desafios e perspectivas’, onde abordará caminhos profissionais, cenários contábeis, perspectivas da profissão contábil, empreendedorismo, entre outros temas relevantes ao assunto. Já o minicurso que será ministrado pelo professor Aldo Cesar da Silva Ortiz abordará a Contabilidade Pública na prática.

 

Para maiores informações sobre a 10ª edição da Semana Contábil, basta entrar em contato pelo e-mail: xsemanacontabil@gmail.com.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada