Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
Novo Portal
Museu da Unemat de Juara registra dois sítios arqueológicos no Iphan
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Museu da Unemat de Juara registra dois sítios arqueológicos no Iphan
02/12/2016 16:47:38
por Nataniel Zanferrari

O Museu do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Etnocultural e Artístico do Vale do Arinos, do Câmpus de Juara da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), teve esta semana duas publicações de registro de sítios arqueológicos no site oficial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Encontrados na região de Juara, um sítio arqueológico é de gravura rupestre e o outro é de cerâmica pré-colonial.

O sítio de gravura rupestre, chamado Lage, sugere uma possível rota migratória que segue de Juara rumo ao município de Paranaíta, no Norte do Estado, próximo a Alta Floresta. Paranaíta abriga uma das mais famosas descobertas desta natureza no Estado, a ‘Pedra Preta’, e as gravuras encontradas em Juara são muito semelhantes. Lage é um sítio arqueológico a céu aberto, localizado em uma área privada, com gravuras rupestre em variados pontos, na superfície de um afloramento rochoso de planalto residual há aproximadamente três mil metros da margem do Rio Arinos.

Já o sítio Tatuí, de cerâmica pré-colonial, já de início oferece informações de habitações de povos ceramistas (prática hoje extinta na região do Vale do Arinos), margeando o Rio Arinos e Rio dos Peixes. Tatuí também é um sítio arqueológico a céu aberto, localizado em uma área indígena, com cerâmicas superpostas de diversificadas tipologias em variados pontos da superfície do solo, próximo à margem do Rio dos Peixes, distante aproximadamente 65 quilômetros do perímetro urbano de Juara.

“As pesquisas estão em fase preliminar, mas essas duas descobertas colocam Juara na condição de região habitada antes da colonização do Brasil e coloca a Unemat no campo da Arqueologia, demonstrando à comunidade do Vale do Arinos sua relevância no cumprimento de sua função social”, afirma o professor Saulo Augusto de Moraes, coordenador do Museu.

O material arqueológico colecionado pelo Museu da Unemat de Juara já ultrapassa 40 peças de pedras lascadas, de pedras polidas e cerâmicas inteiras e fragmentadas, encontradas em variados pontos da região. O Museu ainda não está aberto à visitação pública em função de estar passando por fase de estruturação física, porém, em 2017 será oficialmente inaugurado e aberto ao público.

“Em nosso país, toda Arqueologia é pública. A Constituição Federal garante que o patrimônio arqueológico é de todos e que todos devem ter acesso às fontes da cultura nacional”, explica o professor Saulo. “Acreditamos que o patrimônio cultural material e imaterial em todas as suas formas de manifestações constituem herança de caráter histórico. Tem a ver com a própria identidade humana em toda sua diversidade. Trata-se de nossa história e nossa memória e exige, por tanto, reflexões, ações e constituição de espaços de preservação, estudos e divulgação”, finaliza o coordenador do Museu.

O registro de do Sítio Arqueológico de Lage no site do Iphan pode ser conferido clicando aqui.

O registro de do Sítio Arqueológico de Tatuí no site do Iphan pode ser conferido clicando aqui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada