Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
6º Encontro Cacerense de Economia Solidária encerra com Feira Pantaneira Saberes e Sabores
CÁCERES
6º Encontro Cacerense de Economia Solidária encerra com Feira Pantaneira Saberes e Sabores
02/12/2016 12:15:48
por Nataniel Zanferrari

O Núcleo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) integrante da Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho) realizou a 6ª edição do Encontro Cacerense de Economia Solidária (Encaeses), com o tema ‘Ecologia de saberes, formação e ação’. Também ocorreu simultaneamente a 3ª edição do Workshop de Constituição e Consolidação de Grupos de Pesquisa do Núcleo Unemat/Unitrabalho e a 9ª edição da Feira Pantaneira, com o tema ‘Saberes e sabores’. Os eventos tiveram início na terça-feira (29) e terminam hoje (2).

“O Encaeses foi um evento que proporcionou ricos diálogos entre as múltiplas diversidades existentes em nossa sociedade”, afirma Eliane Paezano, do Núcleo Unitrabalho da Unemat. Um dos objetivos do 6º Encaeses foi a inserção e produção da ciência, da tecnologia e dos processos inovadores em espaços não acadêmicos e fora do âmbito universitário que evidenciam problemas práticos e teóricos que merecem a atenção das universidades e das entidades públicas para a resolução e a concretização de projetos que atendam às demandas e às necessidades reais emergidos das coletividades que se reúnem no debate e na proposição de soluções adequadas para os contextos locais e regionais.

O evento foi pensado para atender a estudantes em vários níveis de formação, educadores ligados aos movimentos sociais, pesquisadores, gestores públicos, autoridades e militantes de causas sociais, trabalhadores do campo e da cidade em processo de organização associativa e empreendimentos econômicos solidários.

Nesse sentido, foram inscritos e apresentados 45 trabalhos científicos, nas formas de pôster, relato de experiência e comunicação oral. Esta edição do Encontro apresentou oito eixos temáticos: Juventude, cultura e mundo do trabalho; Mulheres, organização e mundo do trabalho; Agricultura camponesa e economia solidária; Catadores e economia solidária; Finanças solidárias; Comercialização e consumo solidário; Formação e educação solidária; e Constituição da política pública.

Na noite de ontem (1º), a partir das 19 horas, ocorreu a 9ª Feira Pantaneira Saberes e Sabores, no Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres. A Feira contou com exposições artísticas, apresentações culturais, produtos agroecológicos, exposição e apresentação de trabalho na modalidade de pôster, salgados, pastéis, caldo de cana, entre outros.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24524 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada