Mato Grosso, Sexta-Feira, 29 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat é a 7ª universidade pública com maior diversidade racial do Brasil
AÇÃO AFIRMATIVA
Unemat é a 7ª universidade pública com maior diversidade racial do Brasil
14/10/2016 12:54:12
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Quero Bolsa
A Unemat ficou em 7º lugar no ranking de IES públicas com maior diversidade racialpelo Quero Bolsa, um dos maiores sites de busca de cursos do País
A Unemat ficou em 7º lugar no ranking de IES públicas com maior diversidade racialpelo Quero Bolsa, um dos maiores sites de busca de cursos do País

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) ficou em 7º lugar no ranking de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas com maior diversidade racial. O ranking foi elaborado pelo Quero Bolsa, um dos maiores sites de busca de cursos do País.

A Unemat conquistou a sétima posição entra as Instituições públicas, ficando atrás apenas da Universidade do Estado de Amazonas (UEA); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA); da Universidade Federal de Goiás (UFG); da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo; da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Metodologia

Para criar o ranking, a equipe do site analisou os dados disponíveis de todos os alunos com matrícula ativa nas IES brasileiras. Os dados foram retirados do censo mais recente publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e são referentes a 2014. Para classificar o nível de diversidade das instituições, foi utilizado o Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH). Este índice é muitas vezes usado por economistas para medir a concentração de mercado e diversificação em setores industriais. A nomenclatura e divisão das raças/cores segue o padrão utilizado pelo Ministério da Educação (MEC): parda, preta, branca, amarela e indígena. Foram desconsiderados os casos em que a informação aparece como ‘Aluno não quis declarar raça/cor’ ou ‘Não dispõe da informação’. Apenas instituições de ensino com mais de 500 estudantes com raça/cor declarada foram consideradas na pesquisa.

PIIER

O Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (PIIER) da Unemat garante 25% das vagas de ingresso nos cursos de graduação oferecidos pela Instituição para estudantes que se autodeclaram negros ou pardos. A Unemat foi a primeira IES de Mato Grosso a adotar uma política de ação afirmativa com vistas ao ingresso e à permanência de estudantes que se autodeclaram negros ou pardos. O PIIER foi implantado em 2005, e desde então já ofertou quase 10 mil vagas nos cursos de graduação presenciais de oferta regular oferecidos pela Unemat.

Em 2015, o PIIER foi prorrogado por mais 10 anos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe). Além disso, a Pró-Reitoria de Graduação (Proeg) conta com a Diretoria de Ações Afirmativas, vinculada à Assessoria de Políticas Educacionais. A Unemat também contratou uma assessoria externa para acompanhar e contribuir com o processo de avaliação dos resultados do PIIER, como objetivo de nortear e propor adequações que forem necessárias visando a garantia de ações afirmativas dentro da Instituição. O resultado deve ser apresentado no início de 2017.

Maiores informações sobre o PIIER e as ações afirmativas da Unemat podem ser obtidas no site da Proeg.

O ranking sobre igualdade racial pode ser acessado no site Quero Bolsa.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24531 | Impressões: 138294
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada