Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
Novo Portal
Projeto de extensão realiza caminhada ecológica com alunos da rede pública
PROFESP
Projeto de extensão realiza caminhada ecológica com alunos da rede pública
29/09/2016 10:14:57
por Hemilia Maia
Foto por: Francisco Neto

O projeto de extensão Forças no Esporte (Profesp) executado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o 2º Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro em Cáceres, Batalhão General José Miguel Lanza realizou nesta quarta-feira (28) uma caminhada ecológica com 70 crianças atendidas. A atividade aconteceu nas dependências do próprio Exército, incluindo o centro de instrução e preparação do 2º B-Fron.  

A atividade diferenciada com as crianças visa despertar a conscientização ambiental lembrando o início da primavera e dia da árvore. O professor Educação Física que coordena as atividades, Francisco Gonçalves de Assis Neto, lembra que a ação é uma forma também de iniciar as comemorações relativas ao Dia das Crianças.

“O projeto Forças no Esporte trabalha não apenas com dimensão física, com atividades diversas, mas também aplica noções de cidadania, de conscientização ambiental e social, relacionamento interpessoal visando a inclusão social. Com a caminhada ecológica é possível transmitir diversos conceitos de forma lúdica e ainda trabalhar a dimensão psicomotora das crianças”, explica o professor Neto.

A caminhada ecológica que teve duração de cerca de duas horas e trinta minutos foi acompanhada pelos soldados e oficiais do Exército que integram o Profesp, que puderam orientar sobre as atividades de treinamento, fazer demonstrações práticas com as crianças sobre túneis, barricadas, fossos, entre outras. Além dos militares, os bolsistas – que são acadêmicos da Unemat dos cursos de Educação Física e Pedagogia - também acompanharam o percurso.

O projeto:

O Profesp atende 100 crianças com idade de 8 a 14 anos em condições de vulnerabilidade social. O projeto é uma extensão do Programa do Governo Federal, o Segundo Tempo e em Cáceres tem a coordenação do Núcleo do Profesp o 2º ten. Ailton da Silva Camelo. Neste ano, as crianças atendidas são oriundas da Escola Municipal Duque de Caxias e Escola Estadual Esperidião Marques. O projeto funciona no turno vespertino, das 13 às 17 horas e todas as crianças recebem lanche e jantar, além de uniformes e tênis.

As atividades do Profesp consistem em orientação pedagógica, iniciação em diversas modalidades esportivas, palestras e cursos sobre temas variados, que vão desde qualidade de vida, saúde, hábitos alimentares, conscientização ambiental, orientações cívicas e ordem unida, iniciação musical, entre outros.

Entre as participações das crianças do Profesp neste ano, está o desfile de 7 de setembro. Também estão agendadas visitas a museus e a outros projetos como visita ao Corpo de Bombeiros, e Polícia Militar.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24677 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada