Mato Grosso, S�bado, 20 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat completa 38 anos de existência
ENSINO SUPERIOR
Unemat completa 38 anos de existência
21/07/2016 16:15:49
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) completou 38 anos de fundação nesta quarta-feira (20). Fundada no dia 20 de julho de 1978 como Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), hoje a Instituição é referência em educação pública em Mato Grosso e também no Brasil, e possui cerca de 20 mil alunos, dois mil servidores entre professores e técnico-administrativos.

Ao longo dos 38 anos de anos de existência, a Unemat se firmou como uma instituição voltada para as questões sociais, sempre respeitando a diversidade das regiões em que está inserida.  Desde seu início pequeno em Cáceres, passou por diversos momentos de transformação a partir da estadualização, até se tornar de fato uma universidade em 15 de dezembro de 1993.

Hoje, são 13 câmpus, nos municípios de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Luciara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra, além de três núcleos pedagógicos e 18 polos de ensino a distância.

A Unemat oferece atualmente 60 cursos de graduação presencial com duas entradas regulares, uma por meio de vestibular e outra por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), além de quatro cursos de Ensino Superior Indígena. A Instituição conta ainda com 62 turmas de ensino a distância, sete turmas fora de sede, 21 turmas do Programa Parceladas e sete do Programa de Formação de Professores (Parfor).

Baseada em quatro pilares de Educação, norteada por Ensino, Extensão, Gestão e Pesquisa, a Unemat também oferece diversos cursos na área de pós-graduação: 11 mestrados institucionais, quatro mestrados em rede, dois mestrados interinstitucionais, quatro doutorados institucionais, três doutorados em rede e quatro doutorados interinstitucionais.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138859
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada