Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Pesquisadores da Unemat colaboram em livro sobre Parque Cristalino
BIODIVERSIDADE
Pesquisadores da Unemat colaboram em livro sobre Parque Cristalino
25/04/2016 10:36:49
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), através do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e suas Tecnologias e da Coleção Zoológica da Universidade (CZune), participaram da produção do livro ‘Biodiversidade do Parque Estadual Cristalino’, de organização dos pesquisadores Domingos de Jesus Rodrigues, Janaína da Costa de Noronha, Vanessa França Vindica e Flávia Rodrigues Barbosa.

Participaram, pela Unemat, os pesquisadores Jéssica Dasayane Santos Figueiredo, mestre em Ecologia e Conservação do PPG Ecologia e Conservação da Unemat Campus Nova Xavantina, e Evandson José dos Anjos-Silva, professor do curso de Biologia de Cáceres e orientador no PPG Ecologia e Conservação e no PPG Bionorte. O trabalho é resultado de dissertação da Jéssica, e contou com a colaboração da Marta Helena Schorn de Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), orientada do prfessor Evandson no PPG Bionorte e que também pesquisa o mesmo tema. No capítulo do livro são apresentadas as características da tribo Euglossini, contemplando os cinco gêneros das abelhas-das-orquídeas. No Parque Cristalino foram registras 34 espécies de abelhas-das-orquídeas.

O Parque Estadual Cristalino fica no Norte do Mato Grosso, próximo à divisa com o Pará, nos municípios de Alta Floresta, Guarantã do Norte e Novo Mundo. Apesar de sua área ser de 1.849 km², um tamanho relativamente pequeno em termos amazônicos, o Parque possui grande importância, já que, pela sua localização estratégica, possui biodiversidade excepcional e grande potencial turístico.

A publicação é uma parceira entre pesquisadores do Núcleo Regional de Mato Grosso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (INCT-Cenbam).

Participaram do livro pesquisadores de diversas instituições, como o Instituto de Botânica e o Laboratório de Micologia da Universidade Nacional do Nordeste (UNNE), de Corrientes, na Argentina; o Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantã; o Campus de Cáceres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; o Núcleo de Sinop do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio); Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT); o Núcleo de Estudos da Biodiversidade da Amazônia Mato-Grossense (Nebam) e o Instituto de Biociências da UFMT; o Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Michigan; a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o Laboratório de Sistemática, Evolução e Biologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).

O livro pode ser conferido aqui

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada