Mato Grosso, Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017     

Campus Universitário de Pontes e Lacerda

  • Apresentação
  • Dados do Câmpus
  • Cursos oferecidos

A história do Campus Universitário de Pontes e Lacerda inicia-se oficialmente através da aprovação da Resolução nº 022/91, do Conselho Curador, que criou o Núcleo Regional de Ensino Superior de Pontes e Lacerda e através da Resolução nº 039/91, cria-se o Curso de Licenciatura Plena em Letras.

O então Núcleo iniciou suas atividades em 1992, com uma única turma de Licenciatura Plena em Letras. Este curso foi autorizado a funcionar pelo MEC através da Portaria nº 512/96 em 29/05/1996 e reconhecido pela Portaria nº 855/98 – SEDUC/MT de 19.10.98 publicada no Diário Oficial do Estado de 23.10.98.

Através da Lei Complementar Estadual nº 030 de 15/12/1993 o Núcleo Regional de Ensino Superior de Pontes e Lacerda, passa a se chamar Campus Universitário de Pontes e Lacerda.

Atualmente o Campus oferece os cursos de Licenciatura Plena em Letras e  Bacharelado em Zootecnia  e Direito (cursos regulares). Em 2009/1 encerrou-se o curso de Bacharelado em Ciência da Computação (Turma Especial extensão de Barra do Bugres) e em 2008/2 o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – Turma especial extensão de Cáceres.

No período de 2001 a 2004 foi oferecido no Campus uma turma especial em Licenciatura Plena em Matemática (extensão de Cáceres).

No período de 2000 a 2004, vinculados a este Campus tivemos os Núcleos Pedagógicos de Comodoro e Araputanga, ambos ofereceram o Projeto de Licenciatura Parceladas, o primeiro com os cursos de Letras, Matemática e Pedagogia e o segundo com os cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Matemática. Também houve uma extensão do Curso de Letras a qual fora vinculada ao Departamento de Letras do Campus Universitário de Pontes e Lacerda e uma unidade do DEAD (Divisão de Educação Aberta e à Distância) no município de Jauru.

Tivemos ainda 2 (duas) turmas da CEAD ( Coordenadoria Educação Aberta e à Distância) com o curso de Pedagogia de 1 a 4 Séries e Educação Infantil, as quais foram  coordenadas pelo Núcleo Pedagógico de Jauru, com a parceria de 19 (dezenove) municípios.

Atualmente oferecemos dois cursos Turma Fora de Sede, sendo o Curso de Licenciatura Plena em Letras em Tapurah e Bacharelado em Zootecnia em Mirassol D Oeste.

Estrutura Física do Campus

No período de 1992 a 2003 o Campus Universitário de Pontes e Lacerda funcionou em diversos espaços cedidos, ora por escolas estaduais ora pela Prefeitura Municipal e ou particulares.
Salientamos que em 2001, quando foi criado o curso de Zootecnia, o mesmo funcionou nas antigas estruturas da Escola Agrícola Municipal Sebastião Fante, uma área de 150 hectares que se localiza às margens da Rodovia BR 174, Km 209 e pertence à Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT), área essa que desde 19/12/2001 está sobre o regime de comodato com a Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, o qual tem 20 anos de validade, sendo prorrogável por um período semelhante.
A partir de janeiro de 2004 o Campus mudou definitivamente para a referida área. Para tanto várias ampliações na estrutura física foram feitas. Toda a estrutura física do Campus ocupa uma área de mais de 5.000 m² de construção.

Curso de Zootecnia

O Curso de Bacharelado em Zootecnia  iniciou suas atividades no segundo semestre de 2001, em 2008 foi renovado seu reconhecimento por 05 anos através da portaria  nº 244/08 do Conselho Estadual de Educação e a primeira turma colou grau no primeiro semestre de 2005. O Curso foi classificado com três estrelas, segundo última avaliação do Guia do Estudante.

INFRA-ESTRUTURA

Laboratórios
1) Laboratório de Línguas
2) Laboratório de Análise de Solos
3) Laboratório de Anatomia Animal
4) Laboratório de Biologia e Química
5) Laboratório de Análises de Alimentos e Nutrição Animal
6) Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Estes laboratórios atendem às demandas de formação dos alunos tanto no que diz respeito à pesquisa quanto à extensão além das atividades práticas das diversas disciplinas correlatas. O laboratório de solos além de atender às demandas internas atende também à comunidade. Esforço está sendo feito pelo Departamento no sentido de estender a ação de outros laboratórios à comunidade. Esse laboratório recebeu pela segunda vez o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade, expedido pela Embrapa. Tal certificação comprova a qualidade das análises realizadas, garantido maior segurança nas aulas de campo, pesquisa e extensão.

Centro de Pesquisa – o Campus já foi contemplado com o projeto e, no momento, esforça-se por resolver pendências com documentação em trâmite em Cuiabá.

Anfiteatro – A obra do Anfiteatro está concluída restando agora mobiliá-lo colocando-o, assim, em condições de uso.

Biblioteca – O espaço é amplo e o acervo está em fase de expansão. No seu interior existem alguns computadores que auxiliam os alunos em suas atividades acadêmicas. O prédio necessita de reforma urgente, sobretudo no telhado, uma vez que seu precário estado de conservação, especialmente em períodos de chuva, tem comprometido o acervo.

Laboratório de informática – em funcionamento conta hoje com 10 máquinas novas fruto de projetos de pesquisa e aguarda a chegada de mais cinco pelo mesmo projeto. Além destas existem ainda outras máquinas mais antigas que estão sendo reconfiguradas.

Diretor Político-Pedagógico e Financeiro: Eurico L. de Souza Neto - e-mail: coordenacaopl@unemat.br

Diretor Administrativo: Mérik Rocha Silva e-mail: duraponteselacerda@unemat.br

Telefone: (65) 3266-8100 / (065) 3266-8114

E-Mail: coordenacaopl@unemat.br

Site:

Endereço: RODOVIA BR 174, KM 277 ZONA RURAL CAIXA POSTAL 181 CEP: 78250-960 PONTES E LACERDA-MT

Cidade: Pontes e Lacerda/MT

 

Licenciatura Plena em Letras

  • Telefone: (65) 3266-8119
  • E-Mail:pl.letras@unemat.br

Bacharelado em Zootecnia

Bacharelado em Direito

  • Telefone:(65) 3266-8111
  • E-Mail: direito.pl@unemat.br

Rede Social


Copyright 2017 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000